Cuiabá, sábado, 27/04/2024
00:11:19
informe o texto

Notícias / Política

20/04/2021 às 20:55

Em reunião com ministro, Mauro sugere sistema de compensação para ficar com Sputnik

Ideia foi aventada diante da sinalização do governo federal, de que pretende pagar pelas 37 milhões de doses da vacina russa

Eduarda Fernandes

Em reunião com ministro, Mauro sugere sistema de compensação para ficar com Sputnik

Foto: Reprodução

O governador Mauro Mendes (DEM) sugeriu ao novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que os Estados que demonstraram interesse em adquirir as 37 milhões de doses vacina contra a covid-19, Sputnik, possam comprar o imunizante e aplicá-los diretamente, sem enviar as doses ao Plano Nacional de Imunização (PNI), por meio de um sistema de compensação. Desse lote, Mato Grosso ficaria com 1,2 milhão de doses.

A ideia foi aventada diante da sinalização do governo federal, de que pretende pagar pelas doses da vacina russa, nocauteando os planos dos gestores estaduais. “Ficou definido que o governo federal tem a intenção de fazer o pagamento dessas vacinas e que ele colocaria no PNI”, disse Mauro em vídeo enviado à imprensa na noite desta terça-feira (20).

Leia também - Mauro e governadores dos estados da Amazônia Legal enviam carta a Joe Biden

Em reunião realizada hoje com o ministro, cuja pauta foi a intenção de compra formalizada por governadores de 11 estados, Mauro insistiu então que os Estados possam comprar e aplicar todo o lote e, posteriormente, ir abatendo gradualmente doses nos próximos lotes enviados pelo governo federal por meio do PNI.

“Ou seja, nós recebemos as vacinas aqui, aplicamos na nossa população, e as futuras entregas do PNI seriam descontadas e mandadas para os demais Estados para poder, futuramente, reequilibrar essa conta em todo o país”.

Mauro é um dos 12 governadores que, por meio de um consórcio, viabilizaram a compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. A possibilidade de que essas doses fossem incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI) já era sabida, em razão de normas do Ministério da Saúde.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet