Cuiabá, quarta-feira, 08/05/2024
07:32:17
informe o texto

Notícias / Geral

24/04/2021 às 12:00

Vereador de Cáceres defende instalação de CPI da Covid no município

Parlamentar quer investigar como foram gastos os recursos repassados ao município para o combate à covid

Paulo Henrique Fanaia

Vereador de Cáceres defende instalação de CPI da Covid no município

Foto: Prefeitura de Cáceres

O vereador Lacerda do Aki (PRTB) defendeu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de investigar as ações da prefeitura de Cáceres (210 km de Cuiabá) e os recursos gastos no combate à pandemia da covid no município.
 
O parlamentar destacou que o Supremo Tribunal Federal (STF) deu poder aos prefeitos e governadores para tomarem a decisão de investir conforme a realidade de cada lugar, mas que é obrigação de cada gestor dar transparência diante dos milhões de reais que vieram para cada cidade. Diante deste entendimento, o vereador defende que a administração municipal de Cáceres deva explicar de que forma foram gastos os recursos provenientes do Governo Federal destinado ao combate à pandemia da covid-19.

Para ele, a propositura da CPI não é uma questão de politicagem e diz que trata-se de um movimento nacional. Por outro lado, analisa que a prefeita Eliene Liberato (PSB) tem resistido em aceitar a investigação. 
 
"O único indício de politicagem que vejo é a narrativa de que não é necessário investigar e esclarecer esses gastos. O que mais ouço da população é que se o Executivo não tem nada a esconder, por que temer? E se não tem nada a temer, isso vai ajudar a prefeita, pois a população irá entender como foi gasto (...), mas parece que estão temendo essa CPI", explica Lacerda.
 
De acordo com o vereador, a CPI deve ter como foco a apuração de possíveis falhas nas ações de vigilância, nas promoções de tratamentos, de má gestão das necessidades de leitos de UTIs e no planejamento de fornecimento de insumos básicos como oxigênio, medicamentos, EPIs, testes, respiradores e possíveis atrasos e omissões e que a CPI no começo de mandato serve para se ter respostas para os novos legisladores.
 
Por fim, o vereador argumentou que a cidade está em Estado de Emergência e isso permite que as compras da prefeitura sejam feitas sem licitações e que a CPI pode sim ser feita sem causar nenhum prejuízo aos processos de aquisição de insumos.
 
A prefeita Eliene Liberato (PSB) vem sendo criticada pelos empresários do município de Cáceres pelas medidas restritivas ao funcionamento do comércio, tendo até mesmo sofrido ameaças no começo de abril que repercutiram nos noticiários locais e do estado. Mesmo adotando medidas restritivas, fiscalização para aglomerações e a vacinação, as taxas de infecção pela covid no município ainda são altas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet