Cuiabá, domingo, 19/05/2024
23:07:03
informe o texto

Notícias / Política

19/05/2021 às 17:10

Deputados pressionam e AL marca sessão para analisar veto contra vacinação de professores

Proposta da Assembleia era que professores fossem vacinados antes do retorno às salas de aula, mas o governador vetou

Camilla Zeni

Deputados pressionam e AL marca sessão para analisar veto contra vacinação de professores

Foto: Marcos Lopes/ALMT

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) votam na próxima quarta-feira (26) os vetos do governador Mauro Mendes (DEM) aos projetos aprovados no parlamento. Entre eles, a obrigatoriedade para vacinação dos professores antes do retorno às aulas

De acordo com o presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), a sessão foi convocada após pressão dos parlamentares para derrubada do veto em relação aos profissionais da educação. 

“Vamos votar os vetos e alguns projetos. Não tinha como votar hoje. Primeiro porque são poucos vetos que estão para ser votados. Geralmente a gente deixa represar 60, 50 vetos, e são apenas oito agora. Mas, como os deputados fizeram o pleito para o projeto da educação especificamente, atendendo a maioria dos pedidos, a gente vai colocar para votar na quarta-feira”, comentou Russi na tarde desta quarta-feira (19). 

O veto do governador à proposta foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 10 de maio. Segundo Mauro Mendes, o veto parcial se deu porque a Assembleia Legislativa não pode criar obrigações ou interferir na organização e no funcionamento de órgãos do Poder Executivo, e porque “fixa capacidade mínima estável para funcionamento das unidades de ensino”, sem observar a taxa/intensidade de contaminação pela covid-19.

Além de vetar a condição para retorno às aulas, o governo também vetou o artigo que determina que a alimentação dos alunos seja feita dentro da sala de aula, com os alunos em suas respectivas cadeiras, e outro que obrigava que janelas laterais nas salas de aula ficassem abertas durante todo o período das aulas. 

A deputada estadual Janaina Riva é uma dos defensoras da derrubada do veto. Para a parlamentar, não tem sentido o veto à vacinação dos professores, considerando que os profissionais da educação já estão perto de serem completamente imunizados. Isso porque, segundo o governo, os trabalhadores do ensino seriam vacinados assim que o grupo anterior fosse encerrado. 

“Qual que é a justificativa para se criar um atrito com os professores, pais, alunos, para um problema que está tão perto de ser resolvido? A gente tem uma expectativa de até julho eles já estarem vacinados. Se não acontecer, vai ser mais um mês ou dois. Não é nada pra quem já perdeu mais de um ano aí de ano letivo. Então, acho que é uma guerra que não compensa ser comprada pela Assembleia nem pelo Estado”, comentou a parlamentar nesta quarta-feira. 

Segundo ela, a articulação é para que seja feita a derrubada do veto na próxima sessão.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet