Cuiabá, quinta-feira, 30/05/2024
23:43:21
informe o texto

Notícias / Política

26/05/2021 às 14:00

Vídeo | Janaina se revolta com politicagem de secretários e os chama para eleição: 'não temos medo'

Deputada teve projeto de mamografia vetado e se revoltou ao descobrir que governo tem proposta semelhante

Camilla Zeni

Vídeo | Janaina se revolta com politicagem de secretários e os chama para eleição: 'não temos medo'

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) fez um longo desabafo durante a sessão plenária desta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Revoltada com uma proposta do governo estadual para a área da Saúde, a parlamentar criticou a postura de secretários que estariam agindo com politicagem e sem parceria com os deputados. 

Em sua fala, Janaina também chamou os gestores para disputar mandato nas eleições de 2022 e afirmou: “Não temos medo de vocês”. A deputada também garantiu que, a partir de agora, a Assembleia vai passar a tratar os gestores de forma diferente. 

O desabafo foi motivado, principalmente, por ter seu projeto de implatação de mamóvel vetado pelo governador Mauro Mendes (DEM). Janaina destacou que há cinco anos tenta aprovar a proposta que leva exames de mamografia de forma móvel para os municípios do interior, e, recentemente, soube que o governo estadual tem proposta semelhante.

“Eu não consigo entender qual é a dificuldade que os nossos secretários possuem de trabalhar em conjunto com a Assembleia Legislativa. Qual que é a dificuldade se eu passei aqui cinco anos tentando aprovar o mamóvel para o Estado de Mato Grosso, o que que custa para o secretário chamar o deputado que defente a pauta? Eu sou a única mulher eleita no âmbito estadual, a única deputada estadual. O que que custa me chamar para conversar e discutir a mamografia e o câncer de mama?”, criticou a deputada. 

Janaina ressaltou que a boa condição financeira atual do Executivo apenas se deu porque a Assembleia Legislativa absorveu o ônus de diversos projetos que causaram repercussão. Por isso, segundo ela, o governo teria o dever de dividir o crédito das propostas.

“Estou cansanda já desse negócio de ‘o Estado faz, o Estado faz’. Sem a Assembleia o estado faz é nada. Não tinha um real para fazer nada. Tudo foi aprovado aqui. Nós somos vaiados, xingados, humilhados nas nossas bases, e na hora de lançar [projeto] não chama deputado para lançar? não chama deputado para discutir? Está pensando o que?”, questionou, elevando o tom de voz.

A parlamentar ainda foi além e citou possível politicagem dos secretários de estado, que, ela fez questão de ressaltar, não foram eleitos pela população. Ela ainda os desafiou a disputar as eleições e afirmou: “não temos medo de vocês”. 

“Secretários, tratem os deputados com respeito, porque a população não elegeu secretário, elegeu governador. População não elegeu assessor. Então, não adianta querer dizer que mandam mais que deputados. Os 24 têm mais poder do que qualquer secretário, porque o poder da urna é o poder mais democrático, imparcial e legal. As autoridades desta Casa foram constituídas por eleição. Não precisamos puxar saco de ninguém para ser nomeado, com todo respeito”, acrescentou.

Janaina ainda finalizou afirmando que a forma de tratamento aos gestores irá mudar dentro da Assembleia. 

“Isso não vai mais ficar assim. Não venha querer ganahr às custas dos projetos dos deputados e depois fingir que foram feitos sozinhos. Sozinhos, meu amigo, era o Estado que estava, com bilhões de déficit quando essa Assembleia assumiu. Compramos todas as discussões, fizemos tudo o que tinha que fazer, e na hora de dividir não quer dividir? Não, não vai ser mais assim. A partir de agora, quando vocês nos provocarem, vocês serão convocados a dar explicações e nós vamos reagir. Quer ganhar eleição? ganha no voto. No tapetão nós não vamos aceitar”, pontuou.

Abaixo, confira a fala da deputada na íntegra:


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet