Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
08:28:40
informe o texto

Notícias / Política

26/05/2021 às 14:17

Veto à vacinação dos profissionais da Educação sai de pauta e AL cria comissão para discussão

Deputados querem impedir que professores retornem às salas de aula com a terceira onda da pandemia e a falta de vacinação

Camilla Zeni

Veto à vacinação dos profissionais da Educação sai de pauta e AL cria comissão para discussão

Foto: Marcos Lopes/ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), retirou da pauta desta quarta-feira (26) o veto do governador à obrigatoriedade de vacinação dos profissionais da educação antes do retorno das aulas presenciais. A ALMT deverá criar, no entanto, uma comissão para acompanhar as discussões até a próxima semana. 

Por pressão dos próprios deputados, Russi convocou a sessão de análise de vetos para esta quarta-feira, na intenção de derrubar a posição do governo. A retirada do texto da pauta, porém, atendeu pedido do deputado Eduardo Botelho (DEM). 

Antes da sessão legislativa, Botelho já tinha adiantado à imprensa a intenção de tirar o veto de pauta, a pedido do governador. Isso porque, segundo ele, o Estado tem a intenção de modificar a decisão de retorno das aulas presenciais prevista para o mês de junho. 

O deputado Thiago Silva (MDB) afirmou que o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, garantiu que as aulas não deverão retornar no próximo mês. Segundo ele, uma nova portaria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deve ser publicada ainda nesta quarta-feira. 

A decisão leva em consideração o crescimento na taxa de hospitalização por covid-19, com o índice das UTIs em 87%, e o reconhecimento do próprio secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, de que a terceira onda de infecções do novo coronavírus estaria se aproximando. 

Para o deputado Lúdio Cabral (PT), o governo se precipitou ao determinar o retorno das aulas. Lúdio, que é médico sanitarista, afirmou que há três semanas já vinha alertado sobre o aumento das infecções e alegou que haveria politicagem na decisão de retorno às aulas. Ele também já apresentou na Assembleia um projeto de decreto legislativo que busca suspender os efeitos da portaria que determinou a volta às aulas. 

A deputada Janaina Riva (MDB) pontuou que o objetivo dos deputados é que os professores apenas retornem às salas quando já estiverem vacinados e fora da terceira onda da pandemia. Por meio de articulações dos parlamentares, ela espera que o governo mantenha a posição até que haja segurança para o retorno.

A Comissão Especial proposta pelo presidente Max Russi deve ser montada ainda nesta quarta-feira para discutir, ao longo da semana, a vacinação dos profissionais da educação. Os deputados defendem que, se não houver acordo com o governo estadual, o veto retorna à pauta na próxima semana e deverá ser derrubado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet