Imprimir

Imprimir Notícia

22/06/2021 às 09:02 | Atualizada: 22/06/2021 às 11:25

Jayme nega doses extras por Copa América e diz que ministro nunca prometeu compensação

Camilla Zeni

O senador Jayme Campos (DEM) afirmou que o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, foi enfático ao destacar que o Plano Nacional de Imunização deve ser seguido à risca pelo governo federal. Conforme o parlamentar, nunca houve garantia de que doses extras de vacina contra a covid-19 seriam enviadas para Cuiabá e Várzea Grande, e, em sua visão, isso seria “quase impossível”. 

“O que o ministro nos assegurou é que está fazendo um trabalho no sentido de atender os estados que fazem fronteira com outros países, como o caso do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, de aumentar um pouco as transferências das vacinas, porque fazem divisa com outros outros países. Mas não tem nada assegurado que viria um complemento, até porque nós temos o PNI, que é o Plano Nacional de Imunização. Qualquer conversa que sair fora dessa que tivemos eu acho que não tem fundamento”, comentou o senador com a imprensa nessa segunda-feira (21). 

O caso mobilizou os políticos depois que, questionado pelo senador Wellington Fagundes (PL) durante audiência no Senado, Queiroga negou que enviaria doses extras para as cidades metropolitanas de Cuiabá como forma de compensação pela realização da Copa América

Essa possibilidade foi divulgada pela Prefeitura de Cuiabá no dia 12 de junho, com um vídeo do ministro da Saúde ao lado do deputado federal Emanuelzinho Neto (PTB). Naquela ocasião, o ministro disse que viria à Capital anunciar uma boa notícia, sem citar explicitamente o envio de doses extras de vacina. 

Entretanto, dias antes, o prefeito Emanuel Pinheiro, em conjunto com Emanuelzinho, informou sobre uma reunião presencial com o presidente Jair Bolsonaro, na qual pediu essas doses de compensação. Conforme o gestor, foram solicitadas cerca de 290 mil doses da vacina Janssen, que depende de apenas uma dose para a imunização, ou 670 mil doses das outras vacinas, que precisam de duas aplicações. 

Leia também - Após declarações de Queiroga, Emanuel garante que ‘combinado será honrado’

Conforme Jayme, tão logo Cuiabá anunciou o complemento de doses, ele e o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), foram em busca da mesma oportunidade. “É óbvio que era nossa obrigação também buscar, se fosse de fato verdade”, comentou. 

“É quase impossível. Caso contrário, ele teria que atender todos os estados brasileiros, os 27 estados e 5.564 cidades, não só os da Copa América. Não faz a diferença o negócio de ter Copa América ou não. E ele foi muito enfático em dizer que existe um plano nacional de imunização, e que tem que se cumprir literalmente”, completou.

Conforme o senador, Marcelo Queiroga deve vir a Mato Grosso nos próximos dias para fazer um anúncio da área da Saúde. Ele deverá passar, além de em Cuiabá e Várzea Grande, em Rondonópolis (distante 212 km da Capital). Entretanto, ele não garante que a visita seja relacionada à novas doses de vacinas.

Saiba mais
Kalil reconhece que doses extras eram para MT e defende vacinas para 141 cidades
 
 
 Imprimir