Imprimir

Imprimir Notícia

30/11/2022 às 10:01 | Atualizada: 30/11/2022 às 10:04

Vídeo | Manifestantes ocupam frente da AL para pedir votação da PEC dos Aposentados

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Manifestantes ocupam a frente Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na manhã desta quarta-feira (30), dia de sessão ordinária, para cobrar que seja colocada em votação e aprovada a PEC dos Aposentados. A Proposta de Emenda à Constituição tramita no Parlamento estadual e visa isentar de taxação os aposentados e pensionistas do estado com proventos que não ultrapassam o teto do regime geral, que é de R$ 7.087,22.7.

Cida Cortez, aposentada, trabalhou por 37 anos em escola pública e contribuiu com a previdência durante todo esse tempo. Ela critica o desconto de 14% da aposentadoria e diz que, somado a outros descontos, tem uma perda de 43% da aposentadoria todos os meses.

“[Passamos a ter] todo tipo de prejuízo, na alimentação, para manter os remédios que a maioria de nós temos que adquirir. [...] Portanto há um empobrecimento, eu estou empobrecida, tendo que fazer os consignados para poder sustentar a família”, comenta à imprensa.

A aposentada pede que a cobrança seja feita no valor que ultrapassar o teto no INSS.



O presidente da ALMT, deputado estadual Eduardo Botelho (União), havia dado um prazo ao governo do Estado para que apresentasse uma contraproposta à PEC até esta quarta, caso contrário colocará a proposta em votação.

O governo estadual, por sua vez, anunciou nessa terça (29), e reunião com deputados, que não irá fazer uma contraproposta porque prevê uma queda na arrecadação de 2023.
 
 Imprimir