Imprimir

Imprimir Notícia

17/05/2023 às 16:40

Deputados rejeitam emenda de Wilson Santos e aprovam em definitivo empréstimo dolarizado sem trava cambial

Paulo Henrique Fanaia

Na tarde desta quarta-feira (17), os deputados estaduais rejeitaram por maioria de votos a emenda do deputado Wilson Santos (PSD) que propunha que a execução dos recursos que serão encaminhados à agricultura familiar, cerca de US$ 80 milhões de dólares, sejam executados pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
 
Desta forma, o PL que autoriza o estado de Mato Grosso a contrair um empréstimo de US$ 180 milhões de dólares junto ao Banco Internacional para Reconstrução do Desenvolvimento (BIRD), foi aprovado em definitivo e sem trava cambial.
 
Assim como aconteceu na primeira votação, uma hora antes, somente os deputados Lúdio Cabral e Valdir Barranco (PT) votaram contra matéria. Em compensação, os petistas votaram a favor da emenda vencida de Wilson Santos, que indignado engrossou o discurso e fez duras críticas ao governo do estado, que de acordo com ele, nunca deu valor à Empaear.
 
“Uma frase dita aqui no Plenário ficou e chacoalhou na minha cabeça: ‘Por tudo que temos feito pela Empaer’, autor Dilmar Dal’Bosco. A primeira proposta foi extinguir a Empaer. Os carros mais novos da Empaer são de 2010, 2011 e 2012, são carroças! Um Programa de Demissão Voluntária que pôs no olho da rua mais de 220 funcionários da Empaer. ‘Por tudo que temos feito pela Empaer’, Dilmar Dal’Bosco. Eu só propus essa emenda porque sei que o governo do estado não vai cumprir o orçamento da Empaer, porque nas duas últimas décadas teve um desmonte”, bradou Wilson Santos.
 
O projeto agora vai à redação e sanção por parte do governador Mauro Mendes (União).
 
 Imprimir