Imprimir

Imprimir Notícia

06/11/2023 às 19:16 | Atualizada: 06/11/2023 às 19:28

Com greve ou sem é do mesmo jeito: moradores de Cuiabá reclamam do transporte público

Karine Arruda

Uma segunda-feira (6) bem atípica na Capital, os cuiabanos amanheceram com uma surpresa não tão agradável: a greve de 25% da frota de ônibus em Cuiabá, especificamente os coletivos que dizem respeito a empresa Caribus Transportes. Mas, que essa paralisação traria dificuldades à população já era esperado, o pior mesmo é saber que os moradores nem sentiram falta, o porquê? O atraso dos coletivos já é constante em algumas linhas municipais.

Para ouvir as reclamações dos usuários do transporte público, o Leiagora foi às ruas de Cuiabá entender sobre os atrasos nas linhas de ônibus e como a falta de coletivos nas frotas tem impactado na vida dos moradores.

Suélia Lima, que depende do coletivo para trabalhar, contou que não estava sabendo sobre a greve dos ônibus, já que não sentiu diferença no tempo de espera desta segunda-feira (6) e dos demais dias.

“Pra mim não teve nem diferença, porque como eu já chego no ponto de ônibus e fico meia hora esperando, então, pra mim, tava no mesmo. Nem tava sabendo.”

Ainda na parada da Maria Taquara, outra moradora, Creide Simão, comentou sobre o atraso da frota, independente da greve ou demais paralisações.

“Eu moro na redondeza do Parque Residencial Cuiabá, aquela redondeza ali do Parque Cuiabá. O ônibus 608, ele atrasa, ele já não é um ônibus 100%, né? Então a gente nem sente falta da greve porque ele é um ônibus que tem pouco. Quase não faz falta porque ele atrasa mesmo, é normal. Tem vez que a gente fica mais de hora no ponto de ônibus aqui e ele não passa”.

Já na Estação Bispo Dom José, a estudante Thais Rodrigues ressaltou que o atraso rotineiro não chama mais atenção, a questão agora é a falta de coletivos nas linhas. “Ele atrasa bastante, é porque ele tem poucas linhas, na minha concepção é isso. Ele atrasa porque tem poucas linhas, aí vai muito lotado”.

Sobre a greve
Os motoristas de ônibus de Cuiabá paralisaram os trabalhos, na manhã desta segunda-feira (6), em virtude da falta de repasse dos salários por parte da Prefeitura Municipal à empresa Caribus Transportes.

A suspensão das atividades atingiu principalmente moradores da região do Coxipó, em bairros como Tijucal, Osmar Cabral e Pedra 90, que foram pegos de surpresa com o protesto que não chegou a ser informado antecipadamente pelo sindicato.

Já no final da tarde desta segunda, por volta das 16h, a empresa Caribus Transportes informou que os pagamentos já haviam sido feitos e a frota correspondente a 25% da linha de Cuiabá voltaria às ruas.

 

Greve não interfere no atraso e demora nas linhas de ônibus de Cuiabá.#LeiagoraNotícias pic.twitter.com/wTYE22IYMP

— Leiagora Portal de Notícias (@leiagorabr) November 6, 2023
 
 Imprimir