Imprimir

Imprimir Notícia

01/04/2024 às 17:04 | Atualizada: 01/04/2024 às 17:34

Deputado reúne comitiva para ir ao Ibama nesta terça para acelerar liberação das obras no Portão do Inferno

Paulo Henrique Fanaia

A fim de pressionar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e garantir a autorização para que o Governo do Estado dê início as obras na região do Portão do Inferno, na MT-251, o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (União) está formando uma comitiva para ir a Brasília nesta terça-feira (02).

“Nós estamos convidando o prefeito de Chapada dos Guimarães, estamos convidando os deputados para ir, para fazer essa discussão sobre a liberação para a obra de Chapada. É muito importante nós irmos pra cima para conseguir isso. Vamos tentar uma reunião com o Ibama para ver se eles conseguem essa liberação”, afirmou o parlamentar na manhã desta segunda-feira (1º).
 
Na última quinta-feira (28), o Governo do Estado apresentou a solução escolhida pela Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) para resolver o problema estrutural no Portão do inferno. A Sinfra pretende fazer o retaludamento do paredão, que consiste em um processo de terraplanagem com cortes e destruição das pedras.

Na prática, o paredão seria parcialmente destruído e a pista recuada. O projeto, inclusive, já foi ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio) e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), para que sejam liberados a autorizações e os licenciamentos.
 
Pensando em dar celeridade a esse processo, o governador Mauro Mendes (União) garantiu que irá mobilizar toda a bancada federal de Mato Grosso em Brasília para tentar conseguir as licenças o mais rápido possível.
 
 Imprimir