Imprimir

Imprimir Notícia

01/02/2021 às 15:15

Em MT, 70,2% dos inscritos no Enem Digital não compareceram no primeiro dia

Camilla Zeni

Balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou que 70,2% dos inscritos no Enem Digital 2020 não compareceram ao primeiro dia de prova, realizado nesse domingo (31). 

Ao todo, 2.819 pessoas se inscreveram para a primeira aplicação da prova na modalidade digital, aplicada em Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande. No entanto, apenas 841 compareceram. 

Segundo o Inep, a taxa de abstenção dos alunos mato-grossenses está acima da média nacional, calculada em 68,1%. Além disso, a taxa de ausentes só é menor do que em São Paulo (73,9%), Rondônia (73,1%), Mato Grosso do Sul (71,3%) e Santa Catarina (71%). 

Leia também - MT teve a terceira maior taxa de faltosos no Enem 2020 com 57,1% de ausentes

Os faltosos no Enem Digital superaram a taxa de abstenção recorde do Enem aplicado nos domingos anteriores. De acordo com o Inep, o exame de 2020 teve, disparadamente, o maior número de abstenção desde que os dados são coletados, em 2009.

Para o presidente do Inep, Alexandre Lopes, as faltas são justificadas, principalmente, em razão da pandemia do novo coronavírus. “O índice de abstenção continua alto, como também teve no Enem impresso. A gente entende que isso é muito em função da pandemia. Alguns locais estão em lockdown, as pessoas não saíram de suas casas para fazer as provas”, disse, em coletiva de imprensa.

Nesse domingo, foram aplicadas as provas de linguagens e ciências humanas. No próximo domingo (7) serão aplicadas questões de matemática e ciências da natureza. Os portões dos colégios selecionados abrem às 10h30 e fecham às 12h, no horário local de Mato Grosso.

A abertura mais cedo do que o habitual foi uma medida adotada para prevenção ao novo coronavírus, na tentativa de evitar aglomeração dos alunos. A prova é encerrada às 18h.
 
 Imprimir