Imprimir

Imprimir Notícia

24/02/2021 às 16:20 | Atualizada: 24/02/2021 às 16:20

Botelho cita sonho de Janaína pela Presidência e pede calma: ‘a hora vai chegar’

Camilla Zeni

Ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) desde a noite de terça-feira (24), o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), confirmou que a deputada Janaina Riva (MDB) tinha ânsia pela Presidência da Casa. Ele revelou que, contudo, pediu paciência para a parlamentar e lhe disse para “ter fé”. 

A possibilidade de a única mulher no parlamento assumir o comando veio com uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou uma eleição para nova mesa diretora após a anterior ter sido declarada inconstitucional. Isso porque alguns membros, como Janaína e Botelho, estavam sendo reconduzidos no mesmo cargo, o que é vedado pela Constituição Federal.

“Janaína estava com um sonho de assumir a Presidência e eu disse pra ela: ‘é o tempo de Deus, minha filha. Você ainda vai ser presidente dentro desta casa mas tenha calma e paciência. Tenha fé. Lute com sabedoria e tenha calma, que sua hora vai chegar, com certeza’. E ela veio humildemente descendo pra Segunda Secretaria comigo, isso que é legal”, comentou o deputado, durante seu discurso.


Leia também - Fávero cita alternância de cargo e sugere anulação de eleição

Segundo o Leiagora apurou, Janaina tentou se articular pela Presidência nessa nova eleição, ainda antes da decisão judicial, mas não conseguiu o apoio esperado. Max Russi, com quem já havia polarizado disputa por espaço, havia sido apontado como o candidato do Paiaguás, o que tirou força da parlamentar. Max Russi, porém, nega ter articulado com o Executivo.

Sem espaço na Presidência, impedida de permanecer vice-presidente e vetada da Primeira Secretaria, a parlamentar acabou ocupando o espaço de Valdir Barranco (PT) na Segunda Secretaria. O parlamentar está internado em uma UTI com covid-19 e acabou ficando de fora da nova composição.

A nova mesa diretora ficou composta da seguinte forma: Max Russi (PSB) presidente, Dilmar Dal Bosco (DEM) primeiro vice-presidente, Wilson Santos (PSDB) segundo vice-presidente, Eduardo Botelho (DEM) 1º secretário, Janaina Riva (MDB) 2ª secretária, Delegado Claudinei (PSL) 3º secretário, e Allan Kardec (PDT) 4º secretário.
 
 Imprimir