Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
10:01:26
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

12/02/2021 às 10:30

Dona Eulália será homenageada em música, videoclipe, livro, tela e exposição fotográfica

Projeto transmídia utilizará as cinco linguagens para contar a história da cozinheira que há 65 anos difunde a tradição do bolo de arroz cuiabano

Maria Clara Cabral

Dona Eulália será homenageada em música, videoclipe, livro, tela e exposição fotográfica

Foto: Amaury Santos

Eulália da Silva Soares, mais conhecida como Dona Eulália por seu tradicional bolo de arroz cuiabano, será homenageada como Mestre da Cultura em projeto contemplado em edital Lei Aldir Blanc, realizado da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Uma exposição fotográfica produzida por Amaury Santos, uma música inédita composta por João Eloy, um livro digital escrito por Karina Arruda, uma pintura sobre tela produzida por Valques Pimenta e um videoclipe produzido por Carlos Kavano, contarão a sua história em 'Cuiabá de Eulália - Transmídia'.

O projetofoi idealizado pelo fotógrafo Amaury Santos."Poder homenageá-la em vida é uma grande honra", comenta Amaury.

A narrativa em várias mídias – e de forma convergente – é uma nova forma de contar histórias, que foi priorizada na seleção das propostas pelo Conexão Mestres da Cultura. Nessa técnica, o expectador só conheça a história como um todo quando tiver acesso a todos os seus formatos.

"É como se fosse um quebra cabeça. Cada mídia conta uma parte da história e deixa as pessoas curiosas para conhecerem a história completa acessando as outras mídias.O projeto proporcionará às pessoas uma experiência singular e inovadora", completa Amaury.

Dona Eulália tem 87 anos e há 65 mantém viva e difunde a tradição do bolo de arroz cuiabano, prato típico de Mato Grosso, chancelado pela Lei n° 10.514 de 18 de janeiro de 2017 e um dos principais símbolos da cultura regional.


Cuiabá de Eulália por Amaury Santos

Mais conhecido como o Dr. do Rasqueado, João Eloy morou no bairro da lixeira na infância e adolescência e conheceu de perto Dona Eulália e seus familiares.

"Eu cantei nas bodas de ouro dela. É minha amiga particular e eu fiquei muito honrado quando me convidaram para fazer parte desse projeto e compor uma música inédita em homenagem à Dona Eulália. Ela é uma pessoa maravilhosa que é o símbolo da cuiabania e referência na gastronomia mato-grossense", comenta João Eloy.

O projeto está em fase de produção e será lançado em abril, mas quem quiser acompanhar o seu desenvolvimento é só acessar o perfil do projeto no instagram@cuiabadeeulalia.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet