Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:01:33
informe o texto

Notícias / Turismo

22/02/2021 às 15:33

Secretária de Cultura quer 'abrir mercado' sem deixar de preservar identidade cultural

Carlina garantiu que vai buscar apoio da sociedade civil, de empresários e deputados para garantir a valorização e crescimento da cultura de Cuiabá

Entretê

Secretária de Cultura quer 'abrir mercado' sem deixar de preservar identidade cultural

Foto: Assessoria

A nova secretária de Cultura de Cuiabá, Carlina Jacob, iniciou os trabalhos e adiantou quequer transformar a situação do setor cultural de Cuiabá neste momento de pandemia, fomentando o consumo da cultura tradicional cuiabana, acompanhando o desenvolvimento da capital e do setor tecnológico na área de entretenimento.

Carlina participou de uma reunião de transição na sexta-feira (19), e na ocasião, foram apresentadas à nova gestora os principais projetos da pasta, como entrega do Dutrinha, Beco do Candeeiro, Aniversário de Cuiabá e recuperação do Centro Histórico. Diante dos desafios apresentados, Carlina garantiu que vai buscar apoio da sociedade civil, de empresários e deputados para garantir a valorização e crescimento da cultura de Cuiabá, garantindo o fomento do setor neste momento de pandemia.

“Se você não cria memórias, perde-se o sentido das coisas. Precisamos ter um carinho com a nossa cultura para que ela não se perca. E por isso é tão importante essa determinação do prefeito Emanuel Pinheiro em preservar nosso Centro Histórico”, pontuou Carlina Jacob.

A empresária, inclusive, adiantou que um dos desafios será manter a
identidade cultural, mas também abrir-se ao mercado tecnológico, moderno. "Precisamos entender que a cultura pode ser uma grande indústria para a cidade, de rentabilidade e vamos trabalhar nesse aspecto", afirmou.

Dentre as ações da Pasta está a recuperação do Centro Histórico, que é uma prioridade do prefeito Emanuel Pinheiro. Em 2019, a gestão comandou a restauração e/ou revitalização de 10 equipamentos históricos do Centro de Cuiabá, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Cidades Históricas: entorno do Casarão do Beco Alto, praça Senhor dos Passos, praça Largo Feirinha da Mandioca, praça Caetano Albuquerque, praça Dr. Alberto Novis, Museu da Imagem e do Som MISC, chafariz do Mundéu, Obelisco da praça Luis de Albuquerque, estátua de Maria Taquara, primeira etapa de restauração da Casa de Bem-bem.

No momento, encontram-se em fase de aprovação de projeto pelo Iphan para continuação do restauro dos seguintes equipamentos: Casa Procon, Igreja Senhor dos Passos, Casarão da Funai.

Em fevereiro, a Secretaria de Cultura também realizou, em regime emergencial, o escoramento do Casarão 179, na Rua Campo Grande. O imóvel é privado e está em processo de doação para o município.
Com informações da Prefeitura de Cuiabá
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet