Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
02:56:45
informe o texto

Notícias / Literatura

10/03/2021 às 09:44

UFMT disponibiliza acesso a livros digitais

As bases de dados são multidisciplinares, contemplando diversas áreas do conhecimento

Leiagora

UFMT disponibiliza acesso a livros digitais

Foto: Divulgação

Dentro do projeto "Construindo o futuro", a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) disponibilizou a sua comunidade acadêmica assinatura para acesso de servidores e estudantes ao acervo de livros eletrônicos da plataforma digital Minha Biblioteca e da Biblioteca Virtual Pearson. As bases de dados são multidisciplinares, contemplando diversas áreas do conhecimento. Os acadêmicos de todos os Câmpus da UFMT poderão acessar o catálogo de obras virtuais ainda no primeiro semestre letivo de 2021.

A plataforma digital Minha Biblioteca é formada por mais de 15 editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais, com um acervo em língua portuguesa dividido em sete catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras, atendendo à bibliografia de mais de 250 cursos de graduação. Já a Biblioteca Virtual Pearson conta com mais de 25 editoras parceiras e milhares de títulos em diferentes categorias profissionais e literárias.

“Uma complementa a outra, por questões de direito autorais, as editoras responsáveis pelo conteúdo de uma plataforma não se repetem na outra. Um dos critérios para contratação foi que as plataformas devem ser multidisciplinares, assim, por exemplo, parte do acervo da Minha Biblioteca é acrescentado pelo catálogo disponível na Biblioteca Virtual Pearson”, explica o bibliotecário da UFMT, Carlos Henrique Tavares de Freitas

O acesso à base de dados das empresas poderá ser feito por meio do sistema Pergamum, já utilizado pela Biblioteca Central, que será integrado à base de dados das plataformas. Desta forma, ao pesquisar sobre determinado título ou área do conhecimento, os acadêmicos encontrarão tanto os materiais físicos disponibilizados na UFMT quanto o acervo digital disponível nas bibliotecas virtuais. Não haverá limite de acesso por usuário.

“Os alunos de graduação devem acessar o sistema com o RGA e os de Pós-graduação com o CPF. No caso dos servidores o acesso deve ser feito com o SIAPE. Já estamos em processo de capacitação e treinamento dos servidores da UFMT, nas próximas semanas o serviço já estará sendo ofertado à comunidade acadêmica”, finaliza o bibliotecário.

Os estudantes e servidores da UFMT terão acesso a todo o acervo das plataformas, incluindo recursos e ferramentas que auxiliam na leitura, como a marcação de páginas e comentários.

Lançado no início de fevereiro, o Programa UFMT “Construindo o futuro” congrega investimentos nas áreas de segurança, de infraestrutura, de sustentabilidade, de tecnologia e inovação, e de inclusão social em todos os Câmpus da Universidade.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet