Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
23:22:43
informe o texto

Notícias / Variedades

15/03/2021 às 11:54

Fórum debate desafios e perspectivas da produção cultural em Mato Grosso

Projeto contemplado no Edital MT Nascentes realizado pela Secel terá mesas de debates e apresentações culturais

Leiagora

Fórum debate desafios e perspectivas da produção cultural em Mato Grosso

Foto: Divulgação

Diante da pandemia de covid-19, repensar e debater o atual cenário da produção e gestão cultural é necessário e importante. Para quem trabalha na área, diversos temas sobre o setor serão discutidos, entre os dias 16 e 18 de abril, no II ProCultura MT – Fórum Mato-grossense de Produção Cultural.

De forma totalmente gratuita, o objetivo do evento é integrar a área com a finalidade de compartilhar experiências e traçar estratégias capazes de potencializar o desenvolvimento de projetos e ações culturais no estado de Mato Grosso.

Proposto por produtores culturais de Cuiabá e contando com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, o encontro também pretende estabelecer um canal de diálogo entre os profissionais da cultura, para articular a classe em todo o Estado.

“É preciso fomentar as políticas que ajudem a alavancar novas possibilidades, por meio de ações conjuntas e articuladas. O Fórum é um espaço que poderá promover tais articulações”, argumenta o grupo de proponentes.

A abertura do evento, no dia 16 de abril, sexta-feira, às 18h, contará com a participação do Coral da UFMT e do secretário de Estado de Cultural, Alberto Machado. Em seguida, a produtora cultural da Cia Cena Onze media a discussão sobre o tema “Políticas da cultura no estado de Mato Grosso”.

Farão parte do debate o secretário adjunto de Cultura, Paulo Traven; Eduardo Espindola, representante da Associação Mato-grossense de Produtores Culturais e o deputado estadual Alan Kardec (PDT).

No sábado (17), o assunto é economia criativa. Já no domingo (18), encerrando o evento, o debate “Espaços e perspectivas culturais: compartilhando experiências”, é mediado por Jan Moura, servidor da SEC-MT e pesquisador da área cultural.

A programação conta também com apresentações de artistas mato-grossenses como o ator Eduardo Butakka, a cantora Luisa Lamar e a poetisa Luciene Carvalho.

Para os inscritos que participarem de pelo menos 70% da programação, haverá a certificação de 20 horas como atividades complementares. Para conferir a agenda completa e fazer a sua inscrição, acesse o link: https://eva.faespe.org.br/iiproculturamt/

O projeto

O projeto nasce, sobretudo, com o propósito de somar forças entre os trabalhadores da área. Fazem parte do grupo de proponentes os produtores culturais: José B. Franco Junior, Ronaldo José da Silva, Bruna Tomaz, Jailco Antonio de Lima Junior e Agnaldo Rodrigues da Silva.

A área de produção cultural tem tomado novos rumos em Mato Grosso. A oferta do Curso Superior em Tecnologias em Teatro da UNEMAT, em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, por exemplo, está entre as novidades.

“Uma das ênfases do referido curso é a produção cultural, aspecto que tem favorecido a formação de diversos profissionais do setor”, explicam.

O II Fórum Mato-grossense de produção cultural foi contemplado pelo edital da MT Nascentes na categoria de “projetos de formação de produtores”, e é realizado pela Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos federais da Lei Aldir Blanc concedidos pelo Governo Federal via Secretaria Nacional da Cultura do Ministério do Turismo.

Serviço

II Fórum Mato-grossense de Produção Cultural

Inscrições: Abertas e gratuitas

Evento: 16 a 18/04

Local: Online, transmissão via Youtube.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet