Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
10:37:50
informe o texto

Notícias / Artes

24/03/2021 às 11:11

Jornalista e autor de Mato Grosso é selecionado para festival brasileiro de dramaturgia

Túlio Paniago brinca com a visão do Sudeste sobre a cultura mato-grossense em texto criado especialmente para o evento da renomada Cia de Teatro Os Satyros

Entretê

Jornalista e autor de Mato Grosso é selecionado para festival brasileiro de dramaturgia

Foto: Fred Gustavos

Companhia renomada nas artes cênicas, a Cia de Teatro Os Satyros (SP), realiza, de sexta a domingo, 26 a 28, o Festival Dramaturgias em Tempos de Isolamento. Doze nomes da dramaturgia brasileira foram selecionados por Rodolfo García Vàzquez e Ivam Cabral – cofundadores dos Satyros, pioneiros no teatro digital – para criarem textos inéditos especialmente para o festival, que será online.

Um desses autores é Túlio Paniago, jornalista recém-formado em Dramaturgia pela MT Escola de Teatro.

Goiano natural de Mineiros, Túlio Paniago completa 30 anos na estreia do festival. Inquieto, radicou-se em Cuiabá em 2010 para estudar Jornalismo na UFMT, mas com a conclusão do curso, partiu para estudar Roteiro na Academia Internacional de Cinema, em São Paulo. Em 2019, o autor retornou a Mato Grosso e ingressou no curso de dramaturgia da MT Escola de Teatro, curso superior de Tecnologia em Teatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Seus textos logo chamaram a atenção, em especial a peça “Depois do fim do mundo vem sempre um outro dia” – recém apresentada na III Mostra online da MT Escola de Teatro. Foi esse trabalho que rendeu-lhe o convite para escrever uma dramaturgia inédita.

"Sabendo que seríamos os únicos de Mato Grosso, decidi brincar justamente com essa visão que a maioria do pessoal do Sudeste tem sobre a gente. Essa ideia de que somos parte de uma cultura exótica, de uma excentricidade quase pitoresca, como se fôssemos estrangeiros dentro do próprio país", explica Túlio.

É assim que surge a peça “Exótica”, ao abordar diversas perspectivas sobre o fazer artístico e teatral em Mato Grosso. Dirigida por Eliane Fonseca e Rafael Cerigato, a montagem será realizada por artistas recém-formados na MT Escola. “Esse convite nos enche de alegria e orgulho! É o reconhecimento do trabalho desses artistas”, comemora Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola de Teatro.

'Exóticos' será apresentada neste sábado (27), às 17 horas (horário de Mato Grosso) no Espaço Digital do Satyrosvia aplicativo Sympla. Os ingressos já podem ser adquiridos de forma gratuita através do link: Espaço Digital dos Satyros - Produtor - Sympla.

Exóticos

"Exótico vem do grego Exótikós, que significa ‘alguém de fora, estrangeiro’. Já a palavra “estrangeiro” deriva do francês arcaico Estrangier, que por sua vez se origina do latim Extraneus (estranho). A conotação de exótico, portanto, está relacionada à ideia de estranhamento, de algo ou alguém que eu não posso compreender justamente por ser alheio a mim. Este termo é frequentemente usado em contextos artísticos. Mas, afinal, o que seria artisticamente exótico?", provaca a sinopse.

Direção: Eliane Gomes Fonseca e Rafael Cerigato
Dramaturgia: Túlio Paniago
Elenco: Fabiola Karen, Waltair França, Ismael Diniz e Andreel Ferreira
Cenografia: Débora Cometti e Robson Oliveira
Iluminação: Xico Macedo
Sonoplastia: Carlos Awire
Produção: Gustavo Teixeira

O festival

Organizado pela paulistana Cia de Teatro Os Satyros, o evento é voltado à valorização da dramaturgia como pilar fundamental no diálogo sobre o tempo em que se vive. Entre os dias 26 a 28 de março serão apresentadas de forma online peças inéditas escritas por 12 autores convidados, sendo eles: Alice Rocha, César Baptista, Diego Fortes, Dione Carlos, Fernanda D´Umbra, Gabriela Mellão, Manfrin, Maria Giulia Pinheiro, Miguel Arcanjo Prado, Paula Autran, Sérgio Roveri e Túlio Paniago.

O Festival também promove um bate-papo com os dramaturgos Alessandro Toller, Maria Shu e Vana Medeiros.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet