Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
23:10:02
informe o texto

Notícias / Música

16/07/2021 às 16:38

Concerto Sinos disponibiliza no Youtube terceiro recital da temporada 2021

A iniciativa integra o Programa Funarte de Toda Gente

Agência Brasil

Concerto Sinos disponibiliza no Youtube terceiro recital da temporada 2021

Foto: Wanda Marques/Projeto Sinos

Nesta sexta-feira (16), logo mais às 17h (horário de Cuiabá), o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o terceiro recital da temporada 2021 da série Concertos Sinos, pelo canalArte de Toda Gente no YouTube.

Serão interpretadas pela Orquestra Sinfônica da UFRJ duas obras inéditas, encomendadas para o repertório Sinos aos compositores Alexandre Schubert e Mateus Araujo. A primeira peça éBrasiliana nº 4, de Alexandre Schubert, com quatro movimentos que simbolizam a diversidade da música brasileira. A regência é de Tobias Volkmann.

Asegundapeça, Suíte nº 3, de Mateus Araujo, tem por subtítuloBrincadeiras de Rua. A obra é inspirada pelos jogos de crianças ao ar livre, entre os quais amarelinha, bola de gude, esconde-esconde e ciranda, terminando com uma partida de futebol. A regência é do próprio autor.

A série Concertos Sinos tem por objetivo veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais.

Projeto
Lançado em março do ano passado, antes do início da pandemia do novo coronavírus, o projeto Sinos migrou para o modelo virtual, levando aconcertos gravados e exibidos posteriormente na internet, disse o coordenador do projeto, professor André Cardoso, também regente da Orquestra Sinfônica da UFRJ. A iniciativa integra o Programa Funarte de Toda Gente.

Na temporada de 2020, foram realizados dez concertos. Na atual temporada, Cardoso pretende ultrapassar esse número. A ideia é lançar uma peça a cada 15 dias. O coordenador ressaltou, entretanto, que isso depende da entrega das obras pelos compositores e das gravações, que não são feitas somente com a Orquestra da UFRJ, mas com orquestras brasileiras de outras instituições.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet