Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
05:49:14
informe o texto

Notícias / Políticas Culturais

12/08/2021 às 13:07

Grupo propõe ações para Centro Histórico em live nesta quinta

Projeto de extensão pesquisa a ocupação do espaço urbano de Cuiabá e do interior do Estado

Priscila Mendes

Grupo propõe ações para Centro Histórico em live nesta quinta

Colagem de uma das propostas do Grupo Épura

Foto: Ana Frigeri

O Épura, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - um grupo de estudos de Planejamento Urbano e Regional - promove, nesta quinta-feira (12), on-line, o Encontro de Encerramento, quando os integrantes irão apresentar as propostas de programas e ações voltadas para o Centro Antigo de Cuiabá. O encontro será via Google Meet (inscrição neste formulário) e Youtube, a partir das 19h.

O grupo de pesquisa também acolherá as impressões dos participantes do encontro, bem como debater sobre ações futuras. Ao final do projeto, a equipe elaborará um caderno com o registro do processo e das intervenções propostas.

Dentre os programas a serem apresentados, estão: Memórias em Circuitos; Medindo a Rua e o As Prainhas (abertas) da Prainha. Todos os programas levam em consideração a construção urbana a partir de diferentes olhares sobre os Acessos e Conexões, integrando Atividades e Apropriações e experimentando outras formas de Sociabilidade e Percepções sobre o centro da cidade.

“Ainda que este projeto esteja se encerrando, a Temporada [da Prainha está] aberta, para discussões coletivas, para re-conhecermos o potencial desse Patrimônio, que é todo nosso. Para pensarmos em como despertar o interesse e incentivar a apropriação dos espaços públicos de Cuiabá, debatendo e experimentando alternativas urbanísticas, seus impactos e como essas ações podem contribuir para que nossa Prainha, nosso Centro Histórico, seja percebido, apropriado e cuidado por todos nós. Essa é a expectativa de toda a equipe”, resume Doriane Azevedo, coordenadora do Grupo Épura e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMT.

O projeto é desenvolvido com recursos da Leia Aldir Blanc, por meio do edital MT Nascentes, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

Mais informações, pelo e-mail epura.ufmt@gmail.com ou no perfil do Instagram.

Sobre o Épura

O Grupo de Pesquisa e Extensão Estudos de Planejamento Urbano e Regional - Épura/UFMT foi fundado em 2009 e, desde então, busca explorar formas de promover a reflexão sobre a produção social do espaço urbano e regional, o aprimoramento da consciência dos diversos agentes de intervenção, enfatizando ações que promovam a participação social nos municípios mato-grossenses.

Em 2012, o Épura apontou fragilidades nas propostas de implantação do modal de média/alta capacidade na cidade. Em 2013 e 2015, participou da Feira Edificar, propondo à sociedade reflexões acerca dos impactos das intervenções públicas no Centro Histórico. Dentre outras ações, o grupo destaca, ainda, o evento “Urbanismo Tático e o Centro Antigo de Cuiabá”, realizado na semana do Patrimônio Cultural, em agosto de 2019.

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet