Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
02:09:42
informe o texto

Notícias / Políticas Culturais

16/08/2021 às 18:40

Mato Grosso inscreveu 3 projetos de cinema para o 7º Icumam Lab

Laboratório gratuito de desenvolvimento de projetos audiovisuais divulgará resultado em 9 de setembro

Entretê

Mato Grosso inscreveu 3 projetos de cinema para o 7º Icumam Lab

Foto: Cinemaneiro / Agência Brasil

Três das 41 candidaturas ao 7º Icumam Lab, laboratório gratuito de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Centro-Oeste, são de Mato Grosso. A iniciativa recebeu candidaturas de 30 longas-metragens e 11 séries de ficção. O campeão de inscrições foi o Distrito Federal, com 25, seguido de Goiás, com sete e Mato Grosso do Sul, com seis. A lista com os selecionados será divulgada no dia 9 de setembro.

A diretora do Icumam Lab, Maria Abdalla, analisa com entusiasmo o saldo de inscrições, principalmente por terem acontecido em um espaço curto de tempo, além de, nesta edição excepcionalmente, ter tido apenas categoria de ficção. “Diante do cenário atual, de poucos incentivos para o setor audiovisual e desafios enfrentados com a pandemia, a quantidade de projetos inscritos foi significativa. Importante também ressaltar o grande número de inscrições do Distrito Federal, sendo o único do Centro-Oeste com políticas públicas para cultura, diferente das demais localidades da região”, avalia Abdalla.

Agora, os projetos serão analisados pela comissão de seleção. Deles, seis serão selecionados quanto às qualidades artísticas e técnicas, factibilidade do projeto apresentado e viabilidade de produção, potencial e originalidade da proposta, estágio de desenvolvimento e qualidade dos materiais obrigatórios apresentados.

Este ano, o laboratório será realizado entre os dias 5 e 15 de outubro, mais uma vez em formato totalmente on-line por causa da pandemia. Serão dias com uma programação que envolve palestras abertas ao público; consultorias gratuitas individuais e em grupo, para os projetos selecionados; pitching; e premiação. Tudo isso com tutores consolidados no mercado, com experiência em atividades de formação e em treinamento profissional.

Além disso, produtores e diretores dos projetos selecionados poderão participar de atividades do BrLab, um dos maiores eventos de desenvolvimento de projetos audiovisuais da América latina, que acontecerá simultâneo ao 7º Icumam Lab.

Premiação

O projeto vencedor do 7º Icumam Lab será premiado com o valor de R$ 5 mil, concedido pelo Projeto Paradiso, para formação ou desenvolvimento do projeto.
Haverá também premiações, como serviços de pós de imagem e correção de cor, oferecidos pela Mistika e DOT Cine; consultoria individualizada de pitching pela Vermelho Filmes; e consultoria de produção executiva da C/as4tro.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet