Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
11:58:40
informe o texto

Notícias / Artes visuais

05/10/2021 às 13:46

Salão Jovem Arte começa nesta terça-feira, no Cine Teatro

Abertura será com obras de artistas homenageados em memória, como Adir Sodré e Clovis Irigaray, e documentários

Entretê

Salão Jovem Arte começa nesta terça-feira, no Cine Teatro

Parte da equipe organizadora

Foto: Rai Reis

Começa, nesta terça-feira (5), o 26º Salão Jovem Arte, com abertura às 18h, no Cine Teatro Cuiabá. Também será aberta a Exposição dos Artistas Homenageados em Memória, com curadoria de Jeff Keese e textos poéticos de Dani Paula Oliveira.

São obras de 11 gigantes das artes mato-grossenses, que partiram recentemente: Clovis Irigaray, Regina Pena, Benedito Nunes, Adir Sodré, Magna Domingos, Marta Catunda, Nilson Pimenta, Valdivino Miranda, Marília Beatriz, Rafael Rueda e Sebastião Mendes.

Na mesma noite, serão exibidos os documentários inéditos sobre três dos 11 homenageados: ‘Se Essa Rua Fosse Nunes’, com direção de Felippy Damian; ‘O Voo de Regina Pena’, de Laercio Miranda; e ‘Trajetória: Nilson Pimenta’, dirigido por Amilton Martins.

Após a noite de abertura, a Exposição dos Artistas Homenageados em Memória ficará disponível para visitação, de terça a domingo, das 8h às 18h, até dia 12 de dezembro.

Os projetos expográficos desta mostra e das outras duas foram desenvolvidos pelo arquiteto Jeff Keese – com experiência em várias expografias de São Paulo - em parceria com o cenógrafo Douglas Peron.

Mostra principal

Na quarta-feira (6), às 19h, será a vez de apresentar as obras dos artistas selecionados! Nove das dez categorias estarão expostas na Galeria Lava Pés: pintura, desenho, ilustração, escultura/objeto tridimensional, videoarte, grafite/muralismo, gravura, instalação e performance.

Vislumbrando medidas de biossegurança, a recepção será na quadra de esportes ao lado da Galeria Lava Pés, permitindo visitação presencial controlada, além de garantir exibição das obras de arte em um telão.

A noite também será de premiação. Serão anunciados os vencedores por categorias e os dois prêmios aquisitivos (principais). O momento será ainda de confraternização, com discotecagem do Projeto Elã, desenvolvido por Paula Dias e Henrique Santian.

O Salão Jovem Arte é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), que contratou para organizar o
Instituto Kurâdomôdo – Cultura Sustentável e o Centro Audiovisual Luiz Marchetti (CALM).

A exposição dos artistas selecionados seguirá aberta para visitação até dia 10 de dezembro, sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Fotografias

A terceira mostra presencial do 26º Salão Jovem Arte é composta pelas obras selecionadas da categoria Fotografia, cuja abertura será nesta sexta-feira (8), às 19h, na Galeria de Artes Visuais do Sesc Arsenal.

Além das fotografias selecionadas, serão expostas as obras do artista homenageado em vida Rai Reis. Na oportunidade, será lançado olivro “Cáceres: Passado e presente de uma geografia poética”, de autoria do fotógrafo homenageado. A editoração é da Carlini & Caniato.

Após a abertura, a exposição segue aberta até dia 10 de dezembro, sempre de terça a sábado, das 14h às 21h e aos domingos, das 14h às 20h

Programa Educativo

O Salão Jovem Arte promoverá um programa educativo voltado para professores e interessados em geral. Intitulado “Modos de Ver”, o objetivo é formar novas plateias para as artes visuais. As inscrições serão na próxima semana, pelo site www.discosimaginais.com.

A metodologia adotada pelos arte-educadores Caio Ribeiro e Ruth Albernaz é a de formação teórica e mediação da prática. As oficinas e bate-papos ocorrerão entre 22 e 24 de outubro, por meio de lives.

Catálogo

Ainda será distribuído gratuitamente um catálogo completo, com toda a ficha técnica do 26º Salão Jovem Arte, com informações das mostras e o registro dos artistas e das obras expostas. Haverá a opção impressa e a on-line, pelo site oficial do evento (www.discosimaginais.com).

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet