Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
10:59:41
informe o texto

Notícias / Literatura

29/10/2021 às 19:06

Dia do livro: consumo, mercado de MT e leis de incentivo à Cultura

O Entretê entrevistou três editores locais para uma avaliação acerca do mercado literário

Priscila Mendes

Dia do livro: consumo, mercado de MT e leis de incentivo à Cultura

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Vinte e nove de outubro é o Dia Nacional do Livro, instituído em lei desde 1966 para incentivar o hábito de leitura nas escolas e, portanto, despertar nas crianças o universo da literatura e construir leitores.

E a pandemia - com todos os pontos negativos - gerou duas situações específicas para o aumento consumo de livros: o tempo livre em casa (e o refúgio que eles proporcionam) e o advento da Lei Aldir Blanc, para incentivar um dos setores mais prejudicados: a Cultura.

Os editores de Mato Grosso vêem que o mercado editorial está crescendo, mas se deve especialmente pelos editais de incentivo à cultura. Ramon Carlini, da editora TantaTinta / Carlini e Caniato, registrou todavia que o crescimento da publicação de livros não remete, diretamente, à venda. “O mercado literário mato-grossense só está sendo movimentado graças aos editais de incentivo, pois o nosso mercado de venda de livros é muito pequeno”, comenta, ressaltando que, nas contrapartidas dos editais há também a disponibilização de uma porcentagem para o Sistema de Bibliotecas de Mato Grosso ou de distribuição gratuita das obras.

Ramon destacou também que “o mercado só está aquecido, porque muitos autores estão vendendo seus próprios livros” e que as vendas vão melhorar quando as “escolas passarem a adotar livros daqui”.

O debate passa também pela importância de incentivar o hábito da leitura. “O crescimento demanda de um fator cultural, do próprio incentivo à leitura, do incentivo ao consumo do livro”, por meio de políticas públicas e atuação de pais e educadores, registra Jair Donato, editor da Umanos Editora. Para ele, o crescimento do mercado literário não tem a ver com "produzir livro, mas com a cultura de ler".

Maria Teresa Carracedo, editora da Entrelinhas, não demonstra tanto otimismo acerca do mercado literário mato-grossense, justamente porque o consumo de livros depende de políticas públicas. “Avalio que existe um grande potencial para que se forme esse mercado. O que só vai acontecer quando a Assembleia Legislativa [de Mato Grosso] aprovar aprovar o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e o Governo do Estado e municípios implantarem, de fato, o Plano, principalmente nos Sistemas Estadual e Municipais de Ensino”.

Lei Aldir Blanc

Se, de repente, o consumo de livros não seja ainda o esperado, a publicação das obras cresceu verdadeiramente com o incentivo da Lei Aldir Blanc. Para os editores entrevistados, foi a oportunidade de os escritores tirarem sonhos da gaveta. Maria Teresa registra quão importante “para a cadeia produtiva do livro” são os recursos oriundos de tal lei.

Ramon avalia, todavia, que a “injeção de recursos para a literatura foi excelente, mas ainda é pequena perto da demanda e perto do número de publicações que aguardam ser editadas” Por outro lado, constatou o crescimento das bibliotecas do Estado, justamente pela contrapartida proposta de que parte da tiragem seja destinada a elas.

Dia do Livro

Mesmo que ainda não no nível esperado, os editores avaliam o crescimento da leitura no Estado. “A pandemia fez, sim, com que as pessoas lessem mais. Afinal, o livro é um grande companheiro nesses momentos terríveis que a gente tem vivido”, comentou Ramon.

“Neste Dia do Livro, é importante ressaltar a importância da leitura", comentou Jair Donato, registrando que há diversos gêneros à disposição e que “o hábito da leitura é algo extremamente enriquecedor", pois contribui, inclusive, para a sanidade mental.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet