Cuiabá, sábado, 22/06/2024
06:18:41
informe o texto

Notícias / Literatura

14/03/2024 às 13:41

NA CAPITAL

Casa de candomblé inaugura biblioteca voltada para religiões de axé e história da população negra

O espaço contará com amplo acervo voltado às religiões de matriz africana e sobre as lutas e conquistas da população negra brasileira.

Entretê

Casa de candomblé inaugura biblioteca voltada para religiões de axé e história da população negra

Foto: Divulgação

O Ilè Okowoò Asé Ya Lomin’Osà – Egbé Òmórisá Sangó inaugura neste sábado (16) a Biblioteca Adalgiza Lima da Silva. O espaço cultural será voltado para produções sobre religiões de matriz africana, especialmente candomblé, mas também contará com amplo acervo da história e cultura da população negra. O evento é aberto ao público e será realizado no bairro Jardim Universitário, em Cuiabá, a partir das 9h.

A biblioteca consolida o projeto político-cultural da comunidade religiosa, que atua na luta contra o racismo religioso na capital mato-grossense há 14 anos. Para o babalorixá João Bosco Ty Sangó, a inauguração é um marco não só para as religiões de matriz africana. Isso porque o espaço possibilitará o acesso a leituras sobre as lutas e conquistas da população negra para toda a sociedade.

“Desde a fundação do ilè em 2010, buscamos não sermos apenas um espaço de culto aos Orixás. Por meio da Associação Cultural Ébano Brasil, braço civil do nosso ilè, fomentamos debates sobre a importância do povo preto na formação social, cultural, econômica e religiosa da nação brasileira”, afirmou o babalorixá.

“Em rodas de conversa, debates e projetos buscamos a compreensibilidade e importância de uma educação antirracista e decolonial. Compreendemos que o território de um ilè asè deve ter essa função. Para além do contexto religioso, também deve ser um espaço de aquilombamento e debates que visem a formação de mentalidades críticas e engajadas em ações antirracistas”, completou.

A biblioteca homenageia a ativista cuiabana Adalgiza Lima, que fomentou importantes mobilizações por meio do Grupo de União e Consciência Negra (Grucon) e no Movimento de Inteligência Negra. Engajada, incentivou que os filhos – dentre eles o babalorixá – alcançassem a autonomia e lutassem por uma sociedade mais justa por meio da educação.

Com a inauguração do espaço, as pessoas interessadas no acervo poderão acessar a biblioteca de forma gratuita de segundas-feiras as sextas-feiras das 19h30 às 21h30, enquanto que aos sábados o funcionamento se dará das 7h às 13h.

Serviço
Inauguração da Biblioteca Adalgiza Lima da Silva.
Onde: Travessa Teófilo Otoni, quadra 13, nº 22, bairro Jardim Universitário, em Cuiabá.
Quando: sábado (16) às 9h.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet