Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
01:51:48
informe o texto

Notícias / Música

04/11/2021 às 10:08

Músicos lançaram mais trabalhos autorais na pandemia, diz produtor

Com eventos suspensos e 'febre' de lives, caminho foi produzir clipes e 'abusar' do streaming

Entretê

Músicos lançaram mais trabalhos autorais na pandemia, diz produtor

Foto: Divulgação

Foi perceptível o aumento de produções musicais no período de pandemia. Com os profissionais do ramo cultural isolados, sem eventos durante quase dois anos e com forte movimento das lives, as gravações se tornaram também uma aliada para o crescimento do trabalho autoral e independente em Mato Grosso.

Segundo o artista e produtor Billy Espíndola, que também é proprietário do estúdio Espaço Toma, o crescimento das gravações foi maior que 70%, se comparado ao mesmo período do ano de 2019, antes do afastamento social.

Só no Espaço, cerca de 20 produções buscaram serviços além das gravações, aulas musicais, regulagens de instrumentos e orientações de novos arranjos e composições.

“Todos sofremos o impacto da pandemia, porém, esse foi um setor que cresceu muito e por vários motivos. Acredito que, além de ter salvado das tensões de quem estava sem trabalho e vida social, foi motivo para que os artistas tirassem do papel os projetos musicais que estavam empoeirados há anos”, afirma Billy.

O lançamento dos artistas através de singles ou EPs, junto da internet e suas diversas plataformas, como YouTube e Spotify, manteve o engajamento do público, que também estava preso em casa.

Entre os artistas que lançaram clipe no contexto da pandemia, está a banda Amuletos Orgânicos. O último trabalho divulgado foi “Realidade ou Fantasia”, que explora a contemporaneidade e, em clipe, mostra cenários tradicionais da cidade. “Foi interessante produzir durante esse período, porque não sabíamos bem como seria a recepção de tudo, nem o resultado final, mas isso nos ajudou a nos compreender enquanto artistas e no quanto a música é fundamental”, revelou Vicente Magalhães, vocalista da banda.



Billy Espíndola reitera o aquecimento do setor e que com o retorno gradativo dos eventos, quem sabe, a cultura local viva um novo momento. “Isso mostra a força que os artistas tem em Mato Grosso e que, apesar das dificuldades, estão dispostos a mostrar o que eles tem feito”, completa.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet