Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
00:19:46
informe o texto

Notícias / Cinema

28/01/2022 às 13:20

Mais que Eduardo e Mônica: Confira sete filmes que se inspiraram em canções famosas

De clássico do rock ao sertanejo raiz, aqui tem longas para todos os gostos!

Paulo Henrique Fanaia

Mais que Eduardo e Mônica: Confira sete filmes que se inspiraram em canções famosas

Foto: Cartaz do filme Eduardo e Mônica

“Quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração?”. Assim começa uma das histórias de amor mais famosas do Brasil. Toda pessoa que um dia já teve contato com o rock brasileiro conhece a célebre música composta por Renato Russo e eternizada pela Legião Urbana no disco “Dois”, lançado em 1986.

A linda história de amor entre o jovem Eduardo e a rebelde Mônica acaba de ganhar um filme dirigido por René Sampaio e com Alice Braga e Gabriel Leone nos papéis principais. O filme acaba de estrear nos cinemas e já tem uma legião de fãs (sem a intenção do trocadilho), correndo para conferir a obra.

Leia também -Eduardo e Mônica chegam às telonas de Cuiabá e de Várzea Grande

Mas se você acha que “Eduardo e Mônica” é o primeiro filme baseado em uma música de sucesso, sinto dizer, mas você está enganado.



O Entretê! preparou uma lista de alguns filmes que se inspiraram em músicas famosas para contar histórias que ficaram eternizadas nas telonas.

Faroeste Caboclo (2013 – 105 min - Dirigido por René Sampaio)

João deixa a cidade de Santo Cristoem busca de uma vida melhor em Brasília. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo, com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um emprego como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia, por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação amorosa, mas logo João se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias.

Baseada no épico escrito por Renato Russo e também gravado pela Legião Urbana“Faroeste Caboclo” tem a direção de René Sampaio, o mesmo diretor de “Eduardo e Mônica”. O filme tem atuações ótimas de Fabrício Boliveira e Ísis Valverde. O mais incrível é que, além de uma história romântica e uma violência pra lá de crua, o filme é um retrato do abismo social do Brasil.

Disponível na Globoplay.



Across the Universe (2007 – 133 min - Dirigido por Julie Taymor)

Jude vai embora de Liverpool com destino aos Estados Unidos em busca do pai. Lá ele conhece Max, um estudante rebelde. Torna-se seu amigo e se apaixona pela irmã de Max, Lucy. Essa, por sua vez, acaba se envolvendo com emergentes movimentos decontracultura, da psicodelia e aos protestos contra aGuerra do Vietnã. Em meio às turbulências da época, Jude e Lucy vão passar por situações que colocam a paixão do casal em choque.

Para quem é fã dos Beatles, “Across the Universe” é um filme obrigatório na coleção de cinema. Baseado em várias músicas do quarteto de Liverpool (não apenas a música tema), o filme traz uma história romântica recheada de comédia, hippies, luta social e muita, mas muita música. O mais gostoso do filme é assistir a ele tentando pegar todas as referências musicais!

Disponível na Apple TV e Looke.



Uma Linda Mulher (Pretty Woman - 1990 – 119 min - Dirigido por Garry Marshall)

Um magnata perdido pede ajuda a uma prostituta que trabalha no Hollywood Boulevard e acaba contratando-a por uma semana. Nesse período, ela se transforma em uma elegante jovem para poder acompanhá-lo nos compromissos sociais, mas os dois começam a se envolver e a relação patrão/empregada se modifica para um relacionamento amoroso.

“Pretty woman, walkin’ down the street / Pretty woman the kind I like to meet”. Aposto que você leu cantando né! Pois é, o clássico dos clássicos da sessão da tarde foi inspirado na música “Oh Pretty Woman”, lançada em agosto de 1964 pelo músico Roy Orbison.

Disponível na Star+.



Bete Balanço (1984 – 78 min – Dirigido por Lael Rodrigues)

Vinda de Minas Gerais, Bete se estabelece no Rio de Janeiro. Auxiliada pelo namorado Rodrigo e por diversos amigos, ela se inicia na indústria fonográfica, com as quais se decepciona, devido às dificuldades. Entre sexo, drogas e rock'n'roll, o filme traça um panorama do rock brasileiro dos anos 1980.

Tendo como base a famosa música “Bete Balanço”, escrita por Cazuza e gravada pelo Barão Vermelho, o filme foi o primeiro da "trilogia de Rock dos Anos 80", dirigida por Lael Rodrigues. Os outros filmes sãoRock Estrela(1986) eRádio Pirata(1987). Diversos músicos da época fazem uma ponta na película, tais como o próprio Barão Vermelho, Titãs, Lobão e Celso Blues Boys. Uma curiosidade: Paula Toller, vocalista do Kid Abelha, iria interpretar a personagem título, mas ela recusou o papel.

Não encontramos um trailer, mas segue um trechinho de uma cena musical do filme.

Disponível no YouTube.



O Submarino Amarelo (Yellow Submarine - 1968 – 90 min - Dirigido por George Dunning)

Os habitantes de Pepperland são subjugados pelos Blue Meanies, um grupo de criaturas que odeia música. O prefeito da cidade despacha o velho marinheiro Fred a Liverpool, na Inglaterra, onde ele pede a ajuda dos Beatles. A banda, então, dirige um submarino amarelo até a ocupada Pepperland com o objetivo de trazer a música de volta.

Que filme gostoso e psicodélico! Sem dúvida, os Beatles foram a maior febre musical que o mundo já experimentou. O resultado são os diversos filmes baseados na vida do quarteto ou das músicas clássicas da banda. Embora muitas pessoas pensem que “Yellow Submarine” seja um filme feito para o público infantil, afinal, ele é uma animação, a história tem significados muito mais complexos do que se pode imaginar. Impossível assistir sem cantarolar!

Disponível na Apple TV.



O Menino da Porteira (1976 – 100 min – Dirigido por Jeremias Moreira Filho)

Diogo,peãoeboiadeiro, traz uma grande boiada para vender ao Major Batista, dono da Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo Sítio Remanso encontra o menino Rodrigo, que lhe pede para tocar o berrante. Enquanto abre a porteira, os dois ficam amigos. Navila, Diogo é aconselhado por pequenos criadores a não vender mais o gado para o Major, que quer controlar todos os preços da região.

Inspirado na canção homônima de Teddy Vieira, o filme traz Sérgio Reis no papel principal. Foi muito elogiado à época do lançamento por ter eternizado nas telonas a clássica música sertaneja. Em 2009, o mesmo diretor fez uma refilmagem da obra, mas, desta vez, quem foi ator principal foi cantor sertanejo Daniel. Infelizmente, o novo filme não recebeu críticas positivas como o original.


Também não encontramos um trailer do filme, apenas ele na íntegra e a cena final. Para não estragar a surpresa, segue a música-tema, gravada pelo protagonista em 1973.

Disponível no YouTube.



Jolene (2008 – 121 min – Dirigido por Dan Ireland)

Jolene é uma garota orfã que passa os últimos 10 anos da vida à procura da felicidade. Na busca, ela passa por uma série de relacionamentos, aventuras e infortúnios que a levam por toda a América.

Em 1973, a cantora country Dolly Parton lançou “Jolene”, um de seus maiores sucessos. A música liderou a parada da Bilboard daquele ano, além de constar dentre as 500 melhores músicas de todos os tempos selecionadas pela revista Rolling Stone. Vários artistas já fizeram versões da clássica canção, incluindo a banda de rock The White Stripes.

No filme, a música serve como inspiração para a história. Ele marcou a estreia da atriz Jessica Chastain, indicada duas vezes ao Oscar. O roteiro, na verdade, é uma adaptação do contoJolene: A Life, de E.L. Doctorow que, por sua vez é baseado na música de Parton.

Não disponível nas plataformas de Streaming.

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet