Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:51:27
informe o texto

Notícias / Artes visuais

01/02/2022 às 17:20

Acesse a exposição virtual em homenagem a Clóvis Irigaray

Projeto 'Irigaray Mestre' também disponibilizou parte da biografia do importante artista plástico mato-grossense

Entretê

Acesse a exposição virtual em homenagem a Clóvis Irigaray

Foto: Protásio de Morais

O artista plástico Clóvis Irigaray é homenageado mestre da cultura mato-grossense.As obras do artista plástico podem ser apreciadas em uma exposição virtual, disponívelneste link. Parte da biografia dele está disponível no site exposicaoirigaraymestre.com.

Clóvis Irigaray morreu em 3 de abril de 2021, aos 72 anos de idade, de causas naturais, em Chapada dos Guimaraes (MT). Ele chegou a acompanhar o início da execução do projeto em sua homenagem “Irigaray Mestre”.


O homenageado está entre as 75 personalidades mato-grossenses contempladas pelo edital "Conexão Mestres da Cultura - Marília Beatriz de Figueiredo Leite", realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

A excentricidade e genialidade de Irigaray o levaram para o mundo. Ele ganhou notoriedade ao retratar a figura do índio como elemento de protesto. O artista plástico está ao lado de nomes como Humberto Espíndola, João Sebastião e Dalva de Barros, que representam a gênese da pintura moderna em Mato Grosso.

Nasce um artista

Clóvis Hugueney Irigaray nasceu em 1949, no município de Alto Araguaia (a 420 km de Cuiabá). Em 1968, enquanto fazia o curso de direito, em Campo Grande (MS), passou a conciliar os estudos com as artes plásticas. Com giz pastel, começou a criar obras que retratavam fetos e vísceras.

Em 1975, já morando em Cuiabá, Irigaray teve grande sucesso com a exposição “Detalhes do Xingu” (Xinguana). Ele usou a figura do índio como elemento de protesto.

Participou da Bienal de São Paulo e Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Suas obras também passaram pelo Panorama das Artes de Mato Grosso, no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT (MACP-UFMT).

Em 2013 foi nomeado Embaixador das Artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura, também foi convidado para expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris.

Em cinco décadas de trabalho o mato-grossense realizou mais de 38 participações em mostras nacionais e internacionais como nos Estados Unidos e Portugal.

A última exposição dele, ‘Irigaray – Arte – Ikuiapá’, foi realizada em 2020.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet