Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
07:34:01
informe o texto

Notícias / Políticas Culturais

04/05/2022 às 16:04

ALMT aprova em 1ª votação o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

Apesar de chegar este ano à Assembleia Legislativa, o PELLLB começou a ser elaborado em 2011

Priscila Mendes

ALMT aprova em 1ª votação o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

Foto: Ahmad Jarrah

Pauta antiga dos defensores de políticas educacionais e culturais, o projeto de lei (PL) que institui Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso (PELLLB/MT) foi aprovado em primeira votação pelo plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso no início da tarde desta quarta-feira (4). O PL, proposto via mensagem do Executivo, será avaliado na comissão de mérito e aguarda segunda votação.

O principal objetivo do PELLLB/MT é incentivar a produção literária mato-grossense, criar e conservar espaços como bibliotecas e incentivar o gosto pela leitura. Leia a íntegra do projeto de lei e acompanhe a tramitação neste link.

Se sancionado, o PL passará a se chamar Lei Marília Beatriz de Figueiredo Leite, que faleceu em 2020. Além de professora, ela foi poeta e escritora, ex-presidente da Academia Mato-grossense de Letras e uma das fundadoras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Apesar de chegar este ano à ALMT, o PELLLB começou a ser elaborado em 2011, por representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e membros da cadeia criativa, produtiva e mediadora do livro.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Waldineia Ribeiro de Almeida, o plano foi uma construção participativa realizada por um grupo de trabalho por meio de consulta pública e escuta social no período de 10 anos. “O Plano garantirá incentivos e contempla todo o segmento do livro, fomentando a criação, produção e economia do mercado editorial, além de estimular o crescimento da cadeia mediadora por meio de formação e consequentemente incentivar a formação de leitores”, explica.

A expectativa da cadeia produtiva do livro é grande e o projeto não deve sofrer impedimentos, tendo em vista de que se trata de uma mensagem enviada pelo Executivo.

A editora da Entrelinhas, Maria Teresa Carrión Carracedo, em entrevista ao Leiagora, destacou que, “para incentivar a leitura, precisa ser realizado todo um conjunto de ações. E a primeira delas, neste momento, é a definição de uma política pública, ou seja, a aprovação do nosso Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso [PELLLB/MT] e a sua implementação, com recursos e diretrizes que precisem ser cumpridas”.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, avalia que o plano dá vazão e permite valorização da cultura e conhecimento produzido pelos mato-grossenses. “O objetivo é popularizar a literatura local. Conhecemos muito, hoje, da cultura de outros países e povos e, à cultura local, não temos acesso. Não nos chega com a facilidade que deveria”.

O deputado Professor Allan Kardec é um dos parlamentares que votaram a favor do PELLLB/MT. “É uma das ações que pode qualificar a educação e cultura de Mato Grosso. É mais acesso a todos ao conhecimento intelectual produzido. Precisamos ter verba garantida no próximo ano, assunto a ser tratado na Lei Orçamentária para a Seduc e Secretaria de Cultura. Vamos ampliar e muito o financiamento do plano”, defende.

Em Mato Grosso, atualmente existem 167 bibliotecas constituídas, sendo 143 públicas, 18 comunitárias, quatro infantis e dois containers.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet