Cuiabá, sábado, 04/05/2024
22:20:07
informe o texto

Notícias / Literatura

19/07/2022 às 17:44

Escritora cuiabana lança 1º livro, com contos sobre moradia improvisada em posto de combustível

A obra ficcional tem inspiração em memórias da infância e convida para um passeio pelas vivências de motoristas, frentistas e tantos outros visitantes

Priscila Mendes

Escritora cuiabana lança 1º livro, com contos sobre moradia improvisada em posto de combustível

Foto: Helder Faria

Escrever é a profissão de Larissa Campos e sempre foi sua paixão. Ela é jornalista, devoradora de livros e escolheu ver o mundo a partir de uma lente poética, sensível. A "cuiabana pau rodada" escreveu muitos contos e poemas e sempre os compartilhou com amigos - seja em encontros presenciais, seja pelas redes sociais. Mas é a primeira vez que Larissa Campos lança um livro: A Casa do Posto, pela Editora Penalux.

A obra, que já está em pré-venda no site da editora e na Amazon, será oficialmente lançado no dia 9 de agosto, às 19h, no foyer do Teatro do Cerrado Zulmira, em noite de autógrafos. A entrada é gratuita. Após o lançamento, o livro também estará disponível diretamente com a escritora (@laricampos10). O preço de capa é R$ 44.

O livro é ficcional e se passa em um posto de combustíveis, que acaba por se configurar como personagem principal dos contos. Apesar de serem ficcionais, as histórias têm inspiração real: foi em uma casa improvisada em um posto que Larissa morou logo que chegou a Cuiabá, na Rodovia dos Imigrantes, ainda criança, na década de 1990.


Crédito:Mellissa Rocha

Os contos nasceram entre abril e outubro de 2020. “Embora seja um livro de ficção, as narrativas foram inspiradas em um período da vida da minha família”, que durou quatro anos, explica Larissa. “Contar histórias inspiradas nesse lugar era um desejo antigo, que comecei a colocar no papel após a morte do meu avô paterno, Álvaro de Campos, a quem dedico o livro. Quando ele faleceu, encontrei na escrita uma forma de lidar com o luto”, completou a escritora.

Além do posto e a moradia improvisada, são personagens os familiares do gerente do empreendimento, motoristas, frentistas, cozinheiras, garçons, bichos encantados, fantasmas, memórias e mistérios.

“Durante um bom tempo, ‘A casa do posto’ foi meu exercício diário de escrita e imaginação, meu passaporte para esse lugar íntimo [a moradia da infância], particular, que agora terei a honra de compartilhar com vocês. Escrever essas histórias foi divertido e emocionante, porque também se trata, de certa forma, do resgate da minha própria história. A Larissa que escreveu esse livro já foi (sempre será) a menina do posto, que aprendeu a andar de bicicleta no pátio repleto de caminhões e, naquele universo, teve a certeza de que gostaria de contar histórias. Lançar palavras no mundo é a magia que eu gosto e dividir isso com vocês ainda parece um sonho. Não tem preço”, comenta, emocionada, a escritora.

A publicação está sendo lançada pelo selo Auroras, da Editora Penalux, iniciativa que publica exclusivamente obras de autoras e já projetou o trabalho de 28 escritoras.


Crédito: Helder Faria

Mais novidades

No mesmo dia do lançamento da publicação, vai ao ar outro projeto de Larissa, o podcast homônimo, com oito contos do livro, em uma série de audiodrama (histórias dramatizadas em áudio). A produção é da Altia Podcasts.

A partir do dia 9 de agosto, é possível pesquisar por ‘A Casa do Posto’ nas principais plataformas de áudio (Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, etc.) e ouvir livremente.

Sinopse da editora do livro, Dani Costa Russo

Um posto de combustíveis de rodovia — lugar que na lembrança de quem está de passagem pode ser corriqueiro — torna-se o porto seguro de uma família. Esse é o ponto de partida de personagens que, na verdade, por quatro anos, não partiram, se mantiveram fixos nesse ambiente incomum para uma residência.

Na gerência do estabelecimento, Jorge cuida também de Maria, Silvina e Vitória. A casa do posto, livro de estreia de Larissa Campos, apresenta cenas da rotina desses habitantes.

O bonito dos sonhos é vê-los crescer e ganhar a forma inevitável da realização. E isso vale para os que são grandes e os que são pequenos, ou melhor, discretos demais para ousar importância.

Nesta obra, as atribulações não desanimam os moradores da casa; almejar a mudança é exercício de persistência e permanência — na esperança de um dia mudar. Para quem lê, é exercício de identificação. Quanto podemos nos adaptar e suportar com alguma felicidade? Percebemos a felicidade?

O selo Auroras tem a honra de publicar as comoventes histórias dessa autora capaz de nos colocar, até a última página, residentes de um lar improvisado.

Cada narrativa traz seu próprio mote, mas todas envolvidas na mesma potência familiar, memorialista, com percepções sentimentais em torno da vivência em uma casa atípica, talvez imprópria, quem pode julgar? Encha o tanque de boas crenças nesta leitura!


Serviço
Lançamento do livro A Casa do Posto, de Larissa Campos (
noite de autógrafos)
Data: 9 de agosto, às 19h
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Entrada gratuita
Venda on-line: Editora Penalux e Amazon
Preço de capa: R$ 44
Obs: após o lançamento, é possível comprar diretamente com a autora @laricampos10
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet