Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
10:54:52
informe o texto

Notícias / Artes visuais

19/08/2022 às 19:10

No Dia Mundial da Fotografia, projeto Pantanal+10 entra na fase 'hídrica'

Iniciativa do fotógrafo documentarista José Medeiros está registrando 10 anos do bioma mato-grossense

Priscila Mendes

No Dia Mundial da Fotografia, projeto Pantanal+10 entra na fase 'hídrica'

Foto: José Medeiros

Dezenove de agosto é Dia Mundial da Fotografia, data em que o projeto Pantanal+10, do fotógrafo José Medeiros, escolheu para apresentar uma nova etapa: Águas do Pantanal. A nova fase vai documentar a exuberância hídrica, a fauna e flora, assim como os problemas causados pela seca na área alagada do bioma.

José Medeiros,
fotógrafo documentarista idealizador do projeto Pantanal+10, registra tal bioma mato-grossensehá 30 anos. "Há muitas belezas no Pantanal, um jovem macho de onça pintada atravessando o Rio Paraguai, o casal de tuiuius reconstruindo seu ninho em uma árvore queimada pelos incêndios... A natureza se molda, mas a vida no Pantanal depende da água”, exemplifica.

O projeto Pantanal+10 está documentando as transformações do homem pantaneiro e do meio ambiente no intervalo entre 2020 e 2030.

Nos dois primeiros anos, o destaque foi para os incêndios de 2020: “Uma das coisas mais tristes que fotografei, o silêncio da morte, um cenário de guerra”, relembra Medeiros, destacando a importância da fotografia como ferramenta de registro e comunicação.


José Medeiros

E o projeto chegará em Cuiabá em setembro. A mostra “Céu e Inferno em Terras Alagadas” será lançada em Cuiabá, no dia 14 de setembro, no Espaço Cultural do Goiabeiras Shopping.

A exposição já foi apresentada em maio no 16º Festival América do Sul Pantanal, em Corumbá (MS), e na Galeria de Artes do Sesc de Poconé, em julho.

O livro "Céu e inferno em terras alagadas" e o documentário “Fogo e Fé” tiveram lançamento no 11º Festival Internacional de Fotografia, em Tiradentes (MG).

Para Mais informações sobre o projeto, acesse @acasadocentromt e @josemedeirosfotografo. Paraapoiar o projeto, contate (65) 99621-7669 e (65) 99272-0314.

Dia Mundial da Fotografia

A data é celebrada em19 de agosto para marcar o dia em que houve a apresentação pública doDaguerreótiponaAcademia de Ciências da França,Paris, em 1839. O aparelho foi o primeiro processofotográficoa ser anunciado e comercializado ao grande público.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet