Cuiabá, sábado, 27/04/2024
20:17:32
informe o texto

Notícias / Artes

24/08/2022 às 16:55

Grafitaço das Minas será neste domingo, com rap, grafite, poesia e roda de conversa

Agenda encerra projeto que ofereceu oficinas para jovens privados de liberdade e comunidades periféricas

Priscila Mendes

Grafitaço das Minas será neste domingo, com rap, grafite, poesia e roda de conversa

Foto: Divulgação

A já tradicional programação de hip-hop conduzida por mulheres, o Grafitaço das Minas, será realizada neste domingo (28), às 15h30, na área da Rádio Comunitária CPA FM, localizada próxima à Praça Cultural do CPA FM. O evento aberto terá pocket shows de artistas regionais do rap e da poesia, intervenção de grafite, roda de conversa sobre ‘bem viver, saúde mental e a luta das mulheres’ e distribuição de mudas de diversas plantas (flores e árvores).

O evento, realizado pelo coletivo Mulheres do Hip Hop MT, está sendo gestado desde julho e já ofereceu oficinas de Grafite – técnica do muralismo – no Sistema Socioeducativo Masculino e Feminino e rodas de conversa. O encontro cultural deste domingo é o fechamento do projeto, aprovado no edital Cidades Amazônicas: Floresta Viva em Movimento, via Fundo Dema, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase).

Estão confirmadas as presenças de artistas como Elaine Fogaça (Grafite), Ana Psendziuk (Grafite), Ian Noiskt (Grafite), MOZ (Grafite), Red Snake (Grafite), Paty Wolf (Grafite), RB8 (Rap) Sharamandaya Kess (Rap), Karla Vecchia (Rap), Diogum (Rap), Sambagola (Rap), Lyn Alves (Rap), Cigano e Dowgueto (Batalha de Rima). A roda de conversa será conduzida por Catarina Lima, do MST, e pela rapper Karla Vecchia).

Ainda se apresentarão crianças que estão se destacando na cena hip-hop: Tainá TX (grafite), Luna Anália (Poesia), B.Boy Kuririn (Break).

A programação “evidencia de forma simbólica a vida da população periférica e negra e traz reflexões como o bem viver, a vida em comunidade e como esses elos são importantes para a vida comunitária. [...] Nosso foco [com o projeto] foi [chegar à] juventude privada de liberdade e em situação de vulnerabilidade social, visto que precisamos ouvir e alcançar essas vozes para trazer a realidade da periferia, bem como o empoderamento da juventude, utilizando os elementos do hip-hop, para gerar o bem viver”, contextualizou a produtora cultural Lígia da Silva, uma das lideranças do coletivo Mulheres do Hip Hop.



“Eu achei o projeto de grandíssima importância, pois vimos, com a pandemia, o quanto o isolamento nos deixa tristes e sem muita perspectiva de futuro. Poder fazer com que meninos e meninas do Complexo Pomeri se sintam capazes de ter um futuro com algo como o Grafite é fantástico. E o principal: fazê-los entenderem a real importância do bem viver em comunidade, ou melhor dizendo, mostrar que eles também fazem parte da nossa comunidade é algo que não tem preço”, comenta a participante Djane Lyn Alves.



O projeto ainda tem parceria com a Rádio Comunitária CPA FM.

Serviço
Grafitaço das Minas
Data: Domingo (28), às 15h30
Local: Rádio Comunitária CPA FM 105,9 (Rua Mimoso, S/n, esquina da Praça Cultural do CPA (Praça da Feira do CPA 1)
Entrada gratuita

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet