Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
10:53:49
informe o texto

Notícias / Artes visuais

12/09/2022 às 12:36

Adriano Ferreira celebra 10 anos de produção artística com mostra na Galeria Lava Pés

Exposição reúne 60 obras que retratam cultura mato-grossense através dos pincéis do artista

Priscila Mendes

Adriano Ferreira celebra 10 anos de produção artística com mostra na Galeria Lava Pés

Foto: Reprodução / Instagram

Adriano Figueiredo Ferreira (AFF), tão conhecido pelas curvas, pelas cores vibrantes e pela grande valorização da cultura mato-grossense, representada nas telas e nos muros que pinta, completa 10 anos de produção artística e, claro, vai compartilhar isso com o público em nova exposição.

Será aberta, nesta quinta-feira (15), às 19h30, na Galeria Lava Pés (sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso),a mostra gratuita "Figueiredo Ferreira - 10 anos Aloitano".

A exposição commais de 60 obras é uma retrospectiva que conta um pouco do processo e evolução do artista plástico Adriano Ferreira, que celebra a data especial com as pessoas que admiram e fazem parte da história da arte de Mato Grosso. As obras ficam expostas até 15 de outubro e a visitação após a inauguração é
de segunda a sexta, das 8h às 18h.

"Depois de uma década 'aloitano' tenho claramente alguns objetivos na arte, primeiro defender as minhas maiores fontes de inspiração. Meu sonho é que meu trabalho seja relacionado à minha cultura, no futuro quero que digam que essa arte é de Mato Grosso e depois do Adriano", destaca o Ferreira.

"O nome da exposição vem do linguajar cuiabano. No sítio, quando perguntamos como foi o dia na roça, a lida, muitas vezes a resposta é um sonoro: passei o dia inteiro ‘aloitando’ com isso. Então, aloitar significa que lutou, trabalhou, insistiu. E a mostra é exatamente sobre essa luta diária, para evidenciar que viver da arte não é fácil. O artista faz isso todo o dia: insistir, lutar. O fazer artístico é um trabalho", complementa o artista.

Tendo como as maiores inspirações Mato Grosso e sua cultura, seus antepassados e sua família, ele conta que começou a desenhar por necessidade, sede e fome. "Durante a vida trabalhei com muitas coisas, mas sempre a arte estava envolvida. Nunca acreditei que isso poderia ser meu meio de vida, a arte me encurralou e eu não consegui mais fugir. Lembro-me que, depois de um dia tudo ter dado errado, tive um sonho em que voava entre nuvens coloridas que eram feitas de tintas e eu passava entre elas. A partir desse momento acreditei nesse sonho e me entreguei completamente à arte", revela.

De lá pra cá, tudo mudou na vida de Figueiredo Ferreira, que acabou se tornando um pai, um filho, enfim, uma pessoa melhor. Agora, ao olhar para trás, ele declara ter encontrado seu lugar no mundo. "Sinto que meu trabalho pode fazer bem e inspirar outras pessoas", finaliza o Adriano.

Serviço
Exposição "Figueiredo Ferreira - 10 anos Aloitano"
Abertura: quinta-feira (15), às 19h30
Período de visitação: de 15/09 a 15/10, de segunda a sexta, das 8h às 18h
Local: Galeria Lava Pés
Valor: Gratuito
Mais informações: (65) 9 9999-6560

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet