Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
10:07:02
informe o texto

Notícias / Artes visuais

13/09/2022 às 18:39

José Medeiros abre exposição em Cuiabá sobre incêndios no Pantanal

Abertura é nesta terça, com lançamento de livro e projeção de documentário; mostra segue aberta de segunda a sábado, no Goiabeiras Shopping

Priscila Mendes

José Medeiros abre exposição em Cuiabá sobre incêndios no Pantanal

Foto: José Medeiros

O repórter fotográfico José Medeiros já fotografa o Pantanal mato-grossense há mais de 30 anos, mas, em meio à pandemia, em 2020, pensando num projeto cinematográfico com os pantaneiros distantes das áreas urbanas, deparou-se com queimadas daquele ano, que culminaram nos intermináveis incêndios e na profunda seca que o bioma enfrentou.

Foi aí que nasceu o projeto Pantanal +10: uma década de registro do bioma, pelo olhar de José Medeiros. A primeira etapa, focada nessa tragédia ambiental (fogo e seca) - e em todos os esforços humanos para garantir a vida - está chegando ao fim: Cuiabá é a última parada da itinerância da exposição fotográfica “Céu e Inferno em Terras Alagadas”. E a mostra será aberta nesta terça-feira (13), entre 19h30 e 22h, no Palco Cultural do Goiabeiras Shopping. A visitação segue aberta de segunda a sábado, das 14h às 20h.

No lançamento da mostra, Zé Medeiros ainda lança um livro homônimo e o curta documental (14 minutos) “Fogo e Fé”, que seguirá sendo exibido em looping, como parte da instalação.

Cuiabá é a quinta parada da exposição da primeira etapa do projeto Pantanal +10, que já passou por Tiradentes (MG), São Paulo (SP), Corumbá (cidade pantaneira do Mato Grosso do Sul) e Poconé (onde tudo começou, no Pantanal mato-grossense). Depois daqui, a mostra “Céu e Inferno em Terras Alagadas” vai para o festival internacional de fotografia “Paraty em Foco”, no Rio de Janeiro, um dos mais importantes festivais do segmento das artes visuais.

Zé Medeiros já iniciou a segunda etapa do projeto, Águas do Pantanal, um olhar sobre questões hídricas, sobre seca, sobre discussões de hidrelétricas, etc, no bioma e os impactos socioambientais.

O projeto Pantanal +10 é feito assim mesmo: cinco etapas, cada qual de dois anos, resultando em uma exposição temática, um fotolivro e um filme. Sempre assim - apresentando o resultado de uma etapa e já preparando a próxima.

Ao Entretê, Medeiros comentou que sempre pensa o que ficará quando ele partir e concluiu: “O que a gente deixa é história”. E Zé Medeiros está fazendo história: usando da arte para sensibilizar para o grito de socorro da maior planície alagada do mundo.

Em 2020, a maior planície alagada do mundo chamou atenção por arder em chamas. Após a tragédia com os incêndios fora de controle, o período de cheia não ocorreu. A região enfrentou uma gigantesca seca no ano passado. Mais uma vez o mundo viu o drama de animais e dos homens para sobreviver no pantanal.

Produção multiartística
O livro “Céu e inferno em Terras Alagadas” é publicado pela Editora Origem e tem fotografias disponibilizadas em 100 páginas, com textos críticos de Humberto Espíndola, artista plástico, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, e do crítico e curador Juan Esteves, participação especial da crítica de artes Aline Figueiredo.

O documentário “Fogo e Fé” é um curta metragem com depoimentos sobre a tragédia vivida pelos pantaneiros. Apresenta cenas impactantes da destruição do fogo e a fé das mulheres rezadeiras que clamam pela salvação do Pantanal.

A Associação A Casa do Centro é responsável pela produção, execução e realização do projeto. Em Cuiabá, há também parceria com o Palco Cultural Goiabeiras e com a Cia das Artes e Associados (Cidarta).

O projeto tem apoio do Sesc Pantanal, Documenta Pantanal, Instituto do Homem Pantaneiro (IHP), Belgo Bekaert Arames, Nobre Photo Priting Impressões Fine Art, Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Observatório do Pantanal e Instituto Centro de Vida (ICV).

Mais informações: pelos perfis no Instagram @josemedeirosfotografo e @acasadocentromt e pelo telefone (65) 99272-0314.

Serviço
Exposição Céu e inferno em terras alagadas
Abertura: terça-feira (13), às 19h
Funcionamento: de Segunda a Sábado, das 14h às 20h
Local: Palco Cultural Goiabeiras Shopping | 1º piso | Sala 266
Para agendamentos: (65) 992720314

Fotos: José Medeiros

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet