Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
05:00:08
informe o texto

Notícias / Comportamento

24/09/2022 às 15:09

Conexão entre mãe e filho fortalece arte de jovem com síndrome rara

"Foi possível entender que ele queria que mostrasse os desenhos dele", comenta Sybelle Rosa

Eloany Nascimento

Conexão entre mãe e filho fortalece arte de jovem com síndrome rara

Foto: Reprodução

O ser humano tem a capacidade de expressar sentimentos, ideias e emoções de maneiras diferentes. Uma dessas formas é o amor de mãe que firma um compromisso incondicional de dar mais do que aparentemente as forças permitem.

Sybelle Rosa sabe muito bem o que é ir além das forças para dar ao filho atenção, carinho e amor que ele merece. Pedro Rosa, de 17 anos, é um artista plástico, que cria desenhos digitais de animais.

O jovem artista possui uma síndrome rara, a Síndrome de Charge, que afeta a visão, audição, gera problemas cardíacos e retarda o crescimento e desenvolvimento. Além das anomalias, ele foi diagnosticado com o transtorno do espectro autista (TEA).

A mãe do Pedro teve que se desdobrar para lidar com toda situação, desde quando o filho recebeu o diagnóstico, com apenas dois meses de vida. Com seis meses, o bebê foi submetido a uma cirurgia no coração.


Aquela fase não foi nada fácil. “Receber o diagnóstico foi muito difícil para mim. No momento a gente não aceita, né? Eu imaginava que ele fosse crescer normal, fosse trabalhar”, contou a mãe, em entrevista ao Entretê.

O que fortaleceu essa família foi o vínculo entre mãe e filho. Em conversa com a mãe do Pedro, foi possível sentir o amor que os dois sentem um pelo outro.


Sybelle, muito emocionada, contou que Pedro começou a rabiscar quando tinha apenas seis anos e aos sete, quando comprou um notebook, o jovem artista descobriu seu talento.

Desde então, o morador de Várzea Grande começou criar desenhos digitais manifestando seu amor pelos animais. Tudo isso pelo simples Paint, aplicativo de desenho disponível no sistema Windows.

A inspiração dos desenhos sempre foi os animais. Além da mãe, um dos companheiros de Pedro é um cachorrinho de 5 anos, o Pepeu, que sempre está com ele, até mesmo na hora de dormir.

De lá pra cá, o artista foi se aperfeiçoando sozinho e, graças ao desempenho da mãe e ao talento dele, sua arte ficou conhecida. Atualmente, com 10 anos de experiência, Pedro possui mais de mil desenhos e tem aproximadamente 44 mil seguidores no Instagram, entre eles famosos como Marcos Mione Lulu Santos. O jovem ficou conhecido até mesmo pela Tata Werneck, quando fez um desenho do cachorro da artista.

O reconhecimento do jovem não foi do dia pra noite! Antes disso, os desenhos ficavam arquivados no computador e alguns exemplares impressos e guardados em casa. Até que Sybelle teve a ideia de publicar nas redes sociais em 2021.

O talento de Pedro ficou tão conhecido que surgiu a oportunidade de ele realizar a exposição “O Incrível Mundo do Pedro”. Segundo a mãe dele, foi através da conexão dos dois que foi possível entender que ele queria que mostrasse os desenhos dele.

“As exposições das artes trouxeram alegria pra ele, ele chega lá, tira foto com as pessoas, fica super orgulhoso quando alguém compra sua obra. Eu sinto o orgulho que ele tem, de estar ali, ele me ajuda carregar quadro, ele vê que eu entendi o que ele tava querendo passar pra mim” disse ela com a voz embargada.

A exposição

Esta aberta a 2ª exposição das obras de Pedro, desta vez, no Várzea Grande Shopping: “O Incrível Mundo do Pedro”. Há quadros de desenhos de animais, sempre feitos no formato digital no Paint.

As obras estão disponíveis para venda e há também outras formas de expressão, como camisetas e canecas. Não há data definida, ainda, para o fim da mostra. Visite!
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet