Cuiabá, domingo, 28/04/2024
05:10:32
informe o texto

Notícias / Artes

26/09/2022 às 13:31

Legado da romancista Tereza Albues é resgatado com publicação de livros e lançamento de filme

Obra completa da escritora, escolhida como Patrona das Letras Brasileiras em Nova York pela Brazilian Endowment for the Arts, será publicada pela editora Entrelinhas

Entretê

Legado da romancista Tereza Albues é resgatado com publicação de livros e lançamento de filme

Foto: Assessoria

Serão apresentados ao público nesta terça-feira (27) duas obras em homenagem ao legado e contribuição da romancista Tereza Albues para a literatura brasileira. A partir das 19h, no Teatro do Sesc Arsenal, acontece o lançamento da versão impressa do livro “A Dança do Jaguar” e a estreia do filme-ensaio, “Albuesas” da cineasta Glória Albues. A entrada é gratuita e tem classificação indicativa livre.

Em A Dança do Jaguar, o leitor acompanha uma trama de mistério, suspense e sensualidade ambientada em São Francisco, na Califórnia. A jovem pintora Nayla Malloney aluga um espaço no Solar Maltesa, casa vitoriana de três andares que aos poucos tem sua história sombria e sinistra revelada. Dividindo o lugar com o excêntrico e recluso botânico Tristan O’Hara, Nayla embarca em uma jornada repleta de aparições, sonhos e pressentimentos.

Antes da publicação impressa, A Dança do Jaguar havia sido lançada apenas em formato digital no Salão do Livro de Paris, no ano 2000.

Já o filme
filme-ensaio tem produção e direção de Glória Albues, irmã da escritora e pioneira do audiovisual em Mato Grosso. O filme aborda diferentes aspectos da vida e obra da autora.

“Não se trata propriamente de uma cinebiografia mas de um ensaio que incorpora uma linguagem poética para adentrar o universo existencial e literário de Tereza Albues. Ao longo do filme, duas realidades distintas – Mato Grosso e a cosmopolita Nova York, onde a autora viveu por 25 anos e onde veio a falecer – se confrontam e convivem simultaneamente, quase que numa dimensão paralela, num discurso inacabado, misterioso e evocativo como a própria existência e que permite revelar momentos de incisiva reflexão em meio à violência, à injustiça, ao preconceito e as humilhações que pontuaram a vida da protagonista”, garante Glória Albues.

Filme e livro integram o projeto Conexão Tereza Albues, proposto pela editora da Entrelinhas, Maria Teresa Carrión Carracedo, e viabilizado pelo edital Mestres da Cultura, promovido pela SECEL – Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso, através de recursos da Lei Aldir Blanc.

Natural de Várzea Grande (MT), Tereza Albues graduou-se em Direito, Letras e Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Viveu por 25 anos em São Francisco e Nova York, nos Estados Unidos, onde escreveu toda sua obra. Seus primeiros romances são ambientados nas planícies pantaneiras, no centro da América do Sul, onde nasceu.

Os livros Pedra Canga, Chapada da Palma Roxa, A Travessia dos Sempre Vivos e O Berro do Cordeiro em Nova York ganharam edição especial em box, cada um dos livros com a capa assinada por um artista plástico de Mato Grosso, como era o desejo da autora. Com a sua morte, em 2005, Tereza deixou como legado obra importante para a literatura brasileira com vários livros ainda inéditos, que serão publicados pela Entrelinhas Editora, autorizada pelos seus herdeiros, que vivem em Nova York.

Serviço:

Lançamento do livro A dança do Jaguar, de Tereza Albues (Editora Entrelinhas) e estreia do filme Albuesas, de Glória Albues.
Data: Terça-feira, 27 de setembro, às 19h.
Local: Teatro do Sesc Arsenal
Observações: Entrada gratuita. Classificação indicativa livre. Sesc Arsenal possui estacionamento.
Mais informações: Maria Teresa Carrión Carracedo: (65) 98404 2697.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet