Cuiabá, sábado, 27/04/2024
16:09:53
informe o texto

Notícias / Artes

27/09/2022 às 17:46

Autora cuiabana de livro infantojuvenil distribui 500 exemplares para alunos de Cuiabá

As obras ficarão nas bibliotecas das unidades para serem trabalhadas junto aos alunos por seus educadores

Entretê

Autora cuiabana de livro infantojuvenil distribui 500 exemplares para alunos de Cuiabá

Foto: Ana Carolina Mello

O livro infantojuvenil da autora cuiabana Nina Ricci, Casa Coração, em parceria com a ilustradora Daniela Monteiro,circulou por escolas de Cuiabá nesta semana. A história chega a cinco comunidades escolares, por meio de 500 exemplares da obra e de uma peça teatral da história interpretada pela própria escritora, que também é atriz.

O projeto“Casa Coração nas escolas” foi apresentado para cerca de 400 alunos da rede pública estadual, de turmas do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Os livros doados deverão ficar nas bibliotecas das unidades para serem trabalhados por seus educadores. A sugestão é que parte deles também seja entregue diretamente aos alunos.

De acordo com Nina, o momento foi de troca e diálogo entre autora e leitores;uma oportunidade (muitas vezes, única) de contato direto das crianças com uma artista de sua terra. “Eu não queria que o livro chegasse sozinho nas escolas. Afinal de contas, eu sou uma autora de Mato Grosso e, pra mim, é muito significativo que os alunos daqui tenham a possibilidade de uma vivência afetiva da história. Queria também que a obra tivesse corpo e que a criança pudesse associar o livro a uma experiência”, conta.

Na trama, ambientada na pandemia, os leitores são convidados a dar as mãos e seguir viagem com a protagonista Eli. Através de buracos de fechaduras, ela irá vivenciar realidades bem distantes da sua, em diferentes lares, na busca de sua “casa coração”.

E sobre essa experiência, Nina relata sua perspectiva: “É muito impactante ver esse livro na mão das crianças. É só no ‘ao vivo’ que a gente tem um pouco da dimensão do que significa escrever um livro pra elas. E são poucas as oportunidades que temos de testemunhar isso. Esse é um dos motivos pelos quais eu criei esse projeto de contação da história nas escolas”.

O Casa Coração nas Escolas é um projeto do Instituto Kurâdomôdo e a artista Nina Ricci, com realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) e Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e apoio cultural do Theatro Fúria, Spectrolab e Carlos Avallone.



Foto: Fablício Rodrigues

Possibilidades de expansão da leitura

Para que a ação não terminasse ali, Nina também preparou um material complementar para professoras e professores, com sugestões de ações posteriores junto aos alunos. Uma forma de expandir e aprofundar a experiência e as possibilidades de leitura de Casa Coração nas escolas que visitou.

A obra

Em quarentena, uma criança está isolada em seu quarto por conta de uma estranha doença que circula lá fora. Num tropeço inexplicável ela entra pelo buraco da fechadura dando início a uma incrível aventura pelas mais diferentes casas com realidades que ela jamais poderia imaginar.

Esse é o fio condutor que vai levar leitores pequenos e grandes a uma viagem inusitada pelas páginas do livro Casa Coração (Entrelinhas Editora), da escritora e atriz Nina Ricci.

Com linguagem rica e poética, a cuiabana estimula reflexões àqueles que se permitirem ousar pelo mundo real da imaginação: “O que vale mais, a chave ou o chaveiro? Como pode existir uma casa sem fechaduras? Sem portas? Sem paredes? Afinal, o que leva a criança Eli de um canto a outro? Será possível voltar ao seu próprio lar? Será que existe um lugar que é perfeito para nós?”

Com as ilustrações de Dani Monteiro, a obra materializa uma parceria que surgiu da amizade de anos atrás. Aos 27 anos, a cuiabana Nina Ricci que é formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), trabalha na área e mora em São Paulo. Bióloga por formação, casada e mãe de Clara, Davi e Elis, a artista Dani Monteiro, também é cuiabana e tem 34 anos.


A obra foi lançada em dezembro de 2021 e está à venda no site: https://www.entrelinhaseditora.com.br.


Confira como foi a visitação:

Ficha técnica do projeto“Casa Coração nas escolas”
Realização: Instituto Kurâdomôdo, Nina Ricci, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)
Apoio cultural: Theatro Fúria, Spectrolab e Carlos Avallone
Coordenação de produção: Caio Ribeiro
Produção executiva: Carolina Argenta
Cenografia: Laís Wrzesinski
Cinegrafista: Ana Carolina Mello
Som: Hiald
Fotos: Ana Carolina Mello
Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet