Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:02:03
informe o texto

Notícias / Artes visuais

29/09/2022 às 12:49

Exposição de peças de cerâmica sobre o Pantanal é aberta nesta quinta no Sesc Arsenal

Artistas do coletivo Ceramistas do Mato fazem releitura de técnica milenar com influências regionais

Entretê

Exposição de peças de cerâmica sobre o Pantanal é aberta nesta quinta no Sesc Arsenal

Jac Barroso é uma das expositoras

Foto: Imagem ilustrativa / Ceramistas do Mato

Retratar a pluralidade cultural da maior planície alagável do mundo por meio da cerâmica é o desafio dos 22 artistas que expressam suas leituras materiais na exposição ‘Pantanal à Mão’ que ocupa a galeria do Sesc Arsenal, em Cuiabá, a partir desta quinta-feira (29), às 18h.

A coletânea de obras selecionada pelo Sesc Mato Grosso apresenta diferentes técnicas que capturam as formas encontradas na natureza com o olhar de cada autor que integram o Coletivo Ceramistas do Mato.

Jac Barroso está entre as ceramistas expositoras. Com referências contemporâneas, ela dá forma a peças decorativas, construídas fora da métrica, seguindo um fluxo espontâneo com tons mais próximos aos encontrados no bioma mato-grossense, motivo da exposição.

Cleide Rodrigues defende a cerâmica cuiabana. Moradora da comunidade São Gonçalo Beira Rio, a artesã é uma referência na capital quando o assunto é moldar arte com as mãos. As galinhas d’angola são sua marca registrada e garantiram a cuiabana projeção nacional ao ilustrarem produtos das redes Tok Stok e Pão de Açúcar.

As digitais dos artistas plásticos Claudio Casares, Irani Laccal Gomes e Osmar Virgílio estão presentes na memória que as formas desenhadas no barro Ludmilla Brandão carregam. Além dos mestres que a ensinaram a domar técnicas da cerâmica, ela também brinca enquanto tece as figuras, usando as lembranças de quando era criança. A liberdade que flui das fontes que Ludmilla consulta deixam suas obras vibrantes e inesperadas.


O diretor regional do Sesc/MT, Carlos Rissato, fala que a instituição busca valorizar as belezas, o encantamento e os mistérios que o Pantanal reserva nas peças expostas. “Convidamos a todos para viver essa experiência que despertará os sentidos a partir dessa imersão visual”, diz o gestor.

O espaço estará aberto para visitação até o dia 20 de dezembro, com entrada gratuita.

Serviço
Pantanal à Mão
Período de visitação: de 29 de setembro a 20 de dezembro
Horário: de terça-feira a sábado, das 14h às 21h; aos domingos, das 14h às 20h
Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá)
Entrada gratuita

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet