Cuiabá, domingo, 28/04/2024
05:21:20
informe o texto

Notícias / Artes

09/11/2022 às 12:00

Exposição ‘Bancos Indígenas do Brasil’ está aberta para visitação em Cuiabá

A exposição já passou por várias capitais brasileiras e é parte da coleção que reúne obras artísticas de 29 povos da Amazônia da Terra Indígena do Xingu

Paulo Henrique Fanaia

Exposição ‘Bancos Indígenas do Brasil’ está aberta para visitação em Cuiabá

Foto: Reprodução Secel-MT

Está em exposição na Galeria Lava Pés, em Cuiabá, a mostra “Bancos Indígenas do Brasil”, uma parte da coleção que reúne diversas obras artísticas de 29 povos da Amazônia e da Terra Indígena do Xingu. A galeria que está localizada no piso térreo da sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso irá expor as obras até março de 2023, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.

Entre os trabalhos apresentados, estão representadas as etnias Aweti, Kalapalo, Kawaiwete, Kayabi, Trumai, Wajãpi, Tukano, Ye’kwana e outras. Além dos bancos, a mostra inclui fotografias e vídeos de Rafael Costa. Composta por 86 bancos de artistas indígenas, a exposição tem curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim.

É a primeira vez que a exposição “Bancos indígenas do Brasil” é apresentada em Cuiabá. A mostra nacional já circulou por outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e fora do país.

A exposição integra aColeção BEI, composta por 500 peças esculpidas em madeira, sendo a maioria em formato de animais, que revelam a beleza das formas, cores e grafismos da arte indígena. As obras aliam funcionalidade e beleza, ao mesmo tempo que são reconhecidos como objetos de arte e design. Todas são criadas a partir de um único tronco de madeira e pintadas com resinas naturais, como o ingá misturado com pó de carvão e o urucum.

Serviço:
Bancos Indígenas do Brasil.
Quando
: Até março de 2023.
Onde: Galeria Lava Pés - Sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso – Avenida José Monteiro de Figueiredo, 510, Duque de Caxias, Cuiabá.
Entrada gratuita e livre para todos os públicos.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet