Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
12:13:02
informe o texto

Notícias / Artes visuais

21/11/2022 às 11:51

Artistas mato-grossenses participam de grandiosa exposição do Itaú Cultural, em São Paulo

Coletivo formado por Ruth Albernaz, Paty Wolff e Téo de Miranda compartilha mostra com Dalva de Barros e outros 23 artistas brasileiros

Entretê

Artistas mato-grossenses participam de grandiosa exposição do Itaú Cultural, em São Paulo

Foto: Téo de Miranda

Mato Grosso está fortemente representado na mais nova exposição temporária do Itaú Cultural, em São Paulo, aberta na última quinta-feira (17): “Um século de agora”. A proposta da exposição é repensar a arte 100 anos depois da Semana de Arte Moderna. O Estado se faz presente compondo a curadoria, por meio da pesquisadora Naine Terena de Jesus; e com dois representantes dentre os 25 artistas ou grupos selecionados: a renomada artista plástica Dalva de Barros e o Coletivo Mato Grosso, formado pelos multiartistas Ruth Albernaz, Paty Wolff e Téo de Miranda.

“Um século de agora” é a última exposição de grande porte de 2022 do Itaú Cultural (ocupando três pisos), é coletiva e faz uma releitura da Semana de Arte Moderna, expandindo horizontes e trazendo novas narrativas, a partir da proposta de contemplar identidades sociais preteridas na iniciativa do século passado. A maioria das obras é deste ano e questiona noções de tempo, história, tradição e nação, no atual contexto brasileiro.

“Nossa intenção não é revisitar a semana de 1922. É pensar 2022. E, para isso, os artistas foram convidados, para nos dizerem o que fazem ou gostariam de fazer agora, nos lugares onde estão”, explica Naine, artista e pesquisadora indígena cuiabana, que compõe o experiente trio de curadoras, ao lado da sergipana Júlia Rebouças e da baiana Luciara Ribeiro.

As obras da pintora Dalva de Barros e a instalação do coletivo formado por artistas que se encontraram em Mato Grosso dialogam com outros 23 artistas visuais e grupos de outros dez estados. São mais de 70 obras, construindo uma grande rede de multiplicidades de regiões, de idades e de vivências sociais e políticas, pensando sobre a atualidade, o agora.



Foram selecionadas pelo trio de curadoras as telas de Dalva de Barros ‘Missa para Alcides’ (1980), ‘Almoço dos garis’ (1994), ‘Brasil 500 anos (nada temos)’ (2000), ‘Profissionais da saúde – a verdadeira eucaristia II’ (2021) e Fila dos ossinhos (2022); e a instalação do Coletivo Mato Grosso ‘Agora quando!?’

“Dalva de Barros é um grande nome, pulsante em produção. Falar do agora significa também trazer essas pessoas históricas. Sobre o Coletivo Mato Grosso, lancei um desafio aos três artistas, sobre o que poderiam fazer juntos a partir das trajetórias individuais, mas também do território”, contextualiza Naine.

A mostra, com expografia assinada pela arquiteta Isa Gebara, é presencial e fica aberta à visitação gratuita até 2 de abril de 2023, sempre de terça a sábado, das 11h às 20h e aos domingos e feriados, das 11h às 19h. Mais informações, neste link.

O Coletivo Mato Grosso

Os artistas Ruth Albernaz, Paty Wolff e Téo de Miranda já se conheciam de outros trabalhos, mas se organizaram enquanto coletivo especialmente para participar da exposição “Um século de agora”, desafiados pela curadora Naine Terena, que vislumbrava justamente a mistura de técnicas e trajetórias de cada um deles para imprimir na proposta de contemporaneidade das artes e identidades mistas.


Foto: Téo de Miranda

O nome da instalação, por sua vez, é uma expressão do linguajar cuiabano que denota espanto, estranhamento. E, para este trabalho, além da força da regionalidade, expande a proposta e se ressignifica diante de tantos ‘agoras’ possíveis e convida para a reflexão da urgência de se repensar as relações humanas.

Para compor a instalação ‘Agora quando!?’, agregaram saberes. “O Téo, com a linguagem da fotografia e do audiovisual; a Ruth e eu com as pinturas”, contextualiza Paty Wolff, acrescentando que as peças usadas foram propostas pelos três.

A obra é uma mesa posta, com pratos, copos, cumbucas e outros materiais que remetem às artes mato-grossenses, como as cerâmicas cuiabanas, bem como as significâncias de cada um do trio, a exemplo dos bancos, memórias de família. Como explica Ruth Albernaz, trata-se de um trabalho desenvolvido “a seis mãos, uma instalação única, onde a gente mistura as nossas narrativas, as nossas materialidades”.


Foto: Téo de Miranda

Téo de Miranda relembra que a ideia de releitura de uma ‘mesa posta’ surgiu em um almoço que reuniu ele, Ruth e o escritor indígena Ailton Krenak, um bate papo ao redor de uma mesa. Aquele momento permitiu a reflexão sobre quantas manifestações culturais há em reuniões e no ato de alimentar-se. “Estávamos buscando formas de quebrar com essa lógica destrutiva do capitalismo predatório e da utilização dos recursos naturais”, propõe o profissional do audiovisual.

A instalação busca materializar as subjetividades dos três envolvidos e ultrapassa as técnicas de cada um: Ruth, uma artista-bióloga cabocla; Paty, uma mulher preta; e Téo, muito próximo das temáticas ambientais e dos povos indígenas. “Minha infância foi na zona rural e minha vivência é toda ancorada no conhecimento caboclo, dos saberes e práticas daquele território não urbanizado”, conta Ruth, enquanto que Paty acrescenta que levou para o trabalho a “busca pelas minhas raízes, pela minha ancestralidade”.

Sobre esse encontro, Téo, que nasceu em São Paulo, mas mora em Mato Grosso desde os quatro anos de idade, resume que “o grupo é uma junção de pessoas de diferentes lugares que se encontraram em Mato Grosso”, incluindo a Paty, de Rondônia, “com exceção da Ruth, que sempre morou aqui”.

Sobre os artistas de Mato Grosso

Dalva de Barros e obras

Pintora mato-grossense, revela um olhar sensível e crítico em suas pinturas, que registram manifestações populares, atos políticos e transformações no cotidiano e na cultura de cenários rurais e urbanos do país, especialmente em Mato Grosso. Realizadas nas últimas quatro décadas, as obras Missa para Alcides (1980), Almoço dos garis (1994), Brasil 500 anos (nada temos) (2000), Profissionais da saúde – a verdadeira eucaristia II (2021) e Fila dos ossinhos (2022) são seu testemunho do cotidiano sob diferentes perspectivas, o que lhe rendeu a alcunha de pintora-repórter.

Coletivo Mato Grosso e instalação ‘Agora quando!?’

Formado por Ruth Albernaz, Téo de Miranda e Paty Wolff, apresenta a obra-manifesto Agora quando!? (2022), que pretende refletir sobre o modelo de ocupação e de desenvolvimento em monoculturas para a produção de commodities no estado de Mato Grosso, assim como sobre seus efeitos nos modos de vida e na cultura originária dessa sociedade. O objetivo do grupo é, em suas próprias palavras, “rememorar as práticas tradicionais que estão ligadas aos alimentos como elemento biológico indispensável à sobrevivência humana e também simbólico no contexto da cultura do país”.

Ruth Albernaz é artista-bióloga cabocla, vive em Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. Vencedora do Prêmio Pipa On-line (2021), tem pós-doutorado em Ensino na Amazônia pelo Instituto Federal Mato Grosso (IFMT), com pesquisa em cartografia de artistas da Amazônia Legal. É doutora em biodiversidade e biotecnologia na Amazônia junto ao povo Rikbaktsa (2016) e mestre em ciências ambientais com pesquisa etnoecológica no Pantanal de Mato Grosso. Autodidata em arte, sua pesquisa e sua produção artística são voltadas para as conexões entre ser humano/natureza, xamanismo, benzeções, cuidar, saberes ancestrais e conservação da sociobiodiversidade. Produz pinturas, objetos e instalações e realiza exposições, oficinas e curadorias. Desde 2014, vem realizando exposições individuais como Poética Pantaneira, um site specific de longa duração (SESC Pantanal, 2020); Bio (SESC Rondonópolis, 2019), Casa Cuidar (SESC MT, 2018), Patuá (SESC MT, 2016) e Voos Xamânicos (SESC MT, 2014). Expõe obras e organiza mostras coletivas desde 2000.

‍Paty Wolff nasceu em Cacoal (RO) e vive e trabalha em Cuiabá (MT). É artista geógrafa e mestre em geografia. Na busca de suas raízes afro-diaspóricas e na construção de sua negritude, procura apreender caminhos, conexões, pertencimentos, resistências, afetos, curas coletivas e o religar humanidade-natureza-ancestralidades. Suas obras transitam entre pintura, desenho, ilustração, cerâmica e literatura. Desde 2016, participa de exposições coletivas, com destaque para I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea, na Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre (RS, 2021); 26º Salão Jovem Arte de Mato Grosso, Cuiabá (MT, 2021); Experimental, Galeria Sesc Arsenal (2018) e Natureza: Substantivo Feminino, no Museu de Arte de Mato Grosso (2016). Foi uma das finalistas do Prêmio de Literatura Jabuti (2022).

‍Téo de Miranda nasceu em São Paulo, mas se mudou para Mato Grosso aos quatro anos de idade. Tem formação em comunicação social, é editor, fotógrafo, designer e pesquisador em estudos de cultura contemporânea, na Universidade Federal do Mato Grosso (ECCO-UFMT). Fundador e diretor da editora Sustentável, desde 2012 desenvolve produtos editoriais e de comunicação visual junto a professores, estudantes, ONGs e outras instituições. Ligado a setores relacionados ao meio ambiente, educação e cultura, a fotografia, o design gráfico e os meios digitais permeiam sua produção no meio acadêmico e em sua atuação artística e profissional. Sua fotografia traz nuances de sua exploração visual do mundo, na contemplação da natureza, dos pequenos insetos, lagartos, pássaros, imersão em texturas, na documentação de culturas populares e povos tradicionais na contemporaneidade. Em 2015, fez uma exposição fotográfica individual, Yudjá: os donos do rio, no Museu de Arte Sacra de Cuiabá. Participou da exposição coletiva "Terra e Resistência", em 2018, com a série fotográfica Resistência Indígena, que compôs a obra multimídia com o videoarte Câmera de Segurança, em coautoria com Naine Terena. A mostra foi realizada no Museu de Arte e Cultural Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet