Cuiabá, domingo, 28/04/2024
17:19:23
informe o texto

Notícias / Patrimônio

13/12/2022 às 14:56

Livro sobre história natural de Mato Grosso será lançado nesta quinta

Livro é resultado do trabalho de vários pesquisadores que buscam esclarecer a história da formação de mares e desertos em Mato Grosso, a chegada dos homens pré-históricos, os animais que habitaram a região e outras questões relativas ao período

Entretê

Livro sobre história natural de Mato Grosso será lançado nesta quinta

Foto: Mayke Toscano

O livro "História Natural de Mato Grosso", que traz uma parte do conhecimento sobre o período pré-histórico do estado, será lançado nesta quinta-feira (15), às 19h, noMuseu de História Natural de Mato Grosso, um dos espaços culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

História Natural abrange um conjunto de disciplinas científicas que estudam a natureza e a relação do homem com o planeta, incluindo a biologia, geologia, paleontologia e arqueologia. O livro é resultado de um trabalho de vários pesquisadores, que buscam esclarecer a história da formação de mares e desertos em Mato Grosso, a chegada dos homens pré-históricos, os animais que habitaram a região e outras questões sobre o período pré-histórico.

Dividido em nove capítulos, o livro também traz informações sobre os acervos do Museu de História Natural de Mato Grosso e do Museu de Rochas Minerais e Fósseis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Por meio dessa obra, nós pretendemos integrar os saberes que estavam espalhados em Mato Grosso e traduzir para uma linguagem menos técnica. Com isso, a gente consegue ampliar os públicos potenciais de defesa e preservação da história natural no estado”, avalia Suzana Hirooka, que é autora e uma das organizadoras do livro.

As instituições envolvidas na produção do livro são a Universidade Federal de Mato Grosso, Museu de História Natural de Mato Grosso, Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais, Associação de Geólogos de Cuiabá, Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso e Federação Brasileira de Geólogos. O livro conta com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet