Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
12:11:32
informe o texto

Notícias / Literatura

14/12/2022 às 09:47

Mato Grosso vai ofertar mais de 28 mil livros para as unidades prisionais

Obras vão ampliar o projeto de remição de pena pela leitura

Entretê

Mato Grosso vai ofertar mais de 28 mil livros para as unidades prisionais

Foto: Sesp/MT

A partir do próximo mês, os reeducandos do Sistema Prisional de Mato Grosso terão à disposição mais de 28 mil livros para remição de pena por meio da leitura. Deste total, cerca de 12 mil livros serão distribuídos a todas as unidades prisionais, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/MT), em parceria com o Tribunal de Justiça (TJMT) e o Departamento Nacional de Políticas Penitenciárias (Depen).

As obras são utilizadas pelos reeducandos que participam do projeto de leitura para a remição de pena. Conforme Resolução nº 391, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamentou o projeto, cada reeducando tem o direito de ler um livro por mês e a cada obra lida são reduzidos quatro dias de sua pena.

Na segunda-feira (12), o secretário-adjunto de Administração Penitenciária (Saap), Jean Gonçalves, recebeu do Poder Judiciário cerca 5 mil obras literárias, coletadas durante a campanha Livro para ser Livre, realizada em pelo TJMT em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil secção Mato Grosso (OAB-MT), entre outubro e novembro deste ano.

A Saap também recebeu um lote com mais 7 mil novas obras fornecidas pelo Depen, que vai se juntar às obras do Poder Judiciário e serão distribuídas, ainda neste ano, para as 44 unidades do Estado. Contando com o acervo existente, o Sistema Penitenciário passa a dispor mais de 28 mil exemplares à população carcerária.

Durante a cerimônia de entrega, Jean Gonçalves lembrou que a atual gestão investiu mais de R$ 200 milhões na modernização das unidades prisionais, tanto em termos de estrutura física quanto em educação e destacou que a parceria com o Tribunal de Justiça e Depen são indispensáveis para o cumprimento das metas planejadas.

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Raquel Dias 14/12/2022 às 00:00

    Só faltou o Secretário falar sobre a parceria da SEDUC que é a responsável pela Educação Básica nas Unidades e que tem feito um trabalho de responsabilidade tanto na emancipação educacional quanto na social.

 
Sitevip Internet