Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:13:22
informe o texto

Notícias / Artes

16/03/2023 às 17:18

Bienal das Amazônias está com inscrições abertas e artistas de MT podem participar

Propostas selecionadas para arte performática farão parte do evento que acontecerá em Belém, a partir de agosto

Priscila Mendes

Bienal das Amazônias está com inscrições abertas e artistas de MT podem participar

Vânia Leal, Keyna Eleison e Sandra Benites integram a curadoria

Foto: Divulgação

A Bienal das Amazônias está com edital aberto para seleção de seis propostas artísticas que comporão a programação da Bienal das Amazônias 2023/2025. Artistas mato-grossenses também podem se inscrever na modalidade arte performática e os trabalhos selecionados receberão cachê de R$ 2,5 mil, além de sua execução custeado pela instituição. As inscrições se encerram no próximo dia 20 e podem ser feitas neste link.

O evento será realizado em Belém, entre agosto e outubro de 2023, e vai movimentar o cenário cultural com a arte contemporânea protagonizando a reflexão sobre as diversas Amazônias que formam esse território para além do Brasil.

De acordo com o edital, podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, coletivos ou grupos e microempreendedores individuais (MEI) do Brasil ou do exterior, em especial, os que residem em estados da Amazônia Legal, como Mato Grosso, ou países da Pan-Amazônia. Os interessados devem comprovar a atuação na atividade artístico-cultural ou em artes performáticas.

Conforme o edital, os projetos podem ter, como parte de suas apresentações, recursos diversos como audiovisual, fotografia, literatura e música, desde que justificados e sem desvirtuar o segmento Artes Performáticas.

A habilitação e a classificação das propostas inscritas serão realizadas em duas etapas. A primeira será a análise preliminar, para apreciação da documentação e verificação do cumprimento das formalidades do edital. As propostas habilitadas serão submetidas à análise artística de comissão curatorial para avaliação do conteúdo, tendo caráter classificatório e eliminatório.

A comissão curatorial é composta por Keyna Eleison, Vânia Leal, Sandra Benites, Ana Clara Simões Lopes e Glauce Santos.

O resultado preliminar da inscrição será divulgado no dia 23 de março, enquanto a avaliação documental será realizada de 27 a 29 e a artística, de 29 de março a 5 de abril. O resultado final da seleção está previsto para 6 de abril.

A Bienal das Amazônias é um projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Mercado Livre. A realização é da Apneia Cultural, Ministério da Cultura, governo federal com apoios da Embaixada da França no Brasil, Instituto Francês, Goethe Institut, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Estado do Pará, Fundação Cultural do Município de Belém, Prefeitura de Belém, Museu da UFPA, Universidade Federal do Pará, Fadesp, Instituto Peabiru, Instituto Inclusartiz.

Mais informações:www.bienalamazonias.com.br. Para se inscrever, este é o link.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet