Cuiabá, domingo, 28/04/2024
17:57:15
informe o texto

Notícias / Artes

07/04/2023 às 11:01

Fecomércio lança obras literária e audiovisual em alusão ao aniversário de Cuiabá

O livro ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’ e o documentário ‘Sistema Fecomércio Apresenta Cuiabá’ são atrações durante o evento

Entretê

Fecomércio lança obras literária e audiovisual em alusão ao aniversário de Cuiabá

Foto: Divulgação

Duas produções culturais serão lançadas durante o evento ‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’, em comemoração aos 304 anos da capital mato-grossense, em festejos que seguem até o domingo (9).

O segundo volume do livro infantil ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’ e o documentário ‘Sistema Fecomércio Apresenta Cuiabá’ estarão entre as atrações do Sesc Arsenal.

A obra literária ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’ retrata, em uma narrativa poética e lúdica, a história de Cuiabá usando as pinturas do artista plástico Walmir Leite como principal ferramenta. Monumentos, construções históricas, pontos turísticos, movimentos artísticos e personalidades relevantes para a construção da história local são apresentados aos leitores nas mais de 70 páginas do almanaque, que possui também atividades interativas.

Cerca de 20 obras de Walmir Leite são dispostas em páginas especiais do livro, que ao serem recortadas se transformam em figurinhas que, ao longo da história, ganham espaços especiais para serem coladas. O ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’ conduz os leitores a desenvolverem sua escrita por meio de uma carta, fazendo referência à forma como os cuiabanos trocavam mensagens com pessoas distantes com a ajuda do correio.

Já o documentário ‘Sistema Fecomércio Apresenta Cuiabá’, obra audiovisual que homenageia a cidade, tem como protagonista a rua 13 de Junho, uma via centenária que concentra boa parte do comércio cuiabano em prédios históricos.

Um deles é hoje o Sesc Arsenal, centro cultural onde acontecerá a estreia do filme, no dia do aniversário de Cuiabá, 8 de abril, às 19h. Com origem no século XIX, a construção serviu ao exército militar antes de ser reformado e reinaugurado pelo Sesc-MT.

A rua 13 de Junho foi assim nomeada em 1867, após a retomada de Corumbá-MS das tropas paraguaias. Porém, o documentário menciona os antigos nomes da via e relata suas origens. Historiadores e autoridades enriquecem a produção com entrevistas que tornam a relação das histórias da cidade e da rua ainda mais estreita.

Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá

As unidades Sesc Arsenal e Sesc Dr. Meirelles oferecem uma programação especial na semana em que a cidade de Cuiabá completa 304 anos. Até o domingo (9), acontece o ‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’, uma realização do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT).

Durante as festividades serão realizadas diversas atividades gratuitas, como ações educativas destacando a história local, lazer, cultura regional e muito mais. A programação completa pode ser conferida no site www.sescmt.com.br.

Serviço

Estreia do documentário ‘Sistema Fecomércio Apresenta Cuiabá’

Quando: Dia 8 de abril (Sábado)

Onde: Cinema do Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)

Entrada gratuita

‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’

Quando: Dias 6, 8 e 9 de abril

Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)

Entrada gratuita
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet