Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
04:41:03
informe o texto

Notícias / Turismo

14/04/2023 às 08:56

FIT Pantanal será em maio, pode receber até 100 mil pessoas e terá entrada gratuita

Esta edição será realizada mediante convênio entre o governo de Estado e a Fecomércio

Da Redação - Priscila Mendes / Da reportagem local - Gabriella Arantes

FIT Pantanal será em maio, pode receber até 100 mil pessoas e terá entrada gratuita

Edição de 2017

Foto: Divulgação

Um convênio na ordem de R$ 1,2 milhão foi firmado pelo governo de Mato Grosso e a Fecomércio/MT, nessa quinta-feira (13), para a realização realização da Feira Internacional do Turismo (FIT) Pantanal, a ser realizada entre 4 a 7 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A parceria para a realização da FIT Pantanal vem no escopo de uma busca do governo do Estado em investir mais investimentos no Turismo, enquanto porta de acesso para novos recursos financeiros para Mato Grosso. “É um segmento econômico que tem recebido muita atenção do governador Mauro Mendes desde 2019, realizamos muitas políticas para organizá-lo, trabalhando com a iniciativa privada e com o trade turístico”, contextualizou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

A FIT Pantanal celebra, em 2023, seus 30 anos e, para comemorar, terá entrada gratuita, tanto para visitar os estandes quanto para assistir aos cursos. “A gente tem a expectativa de receber de 60 a 100 mil pessoas. [A feira] ficou parada durante a pandemia, no ano passado foi meio híbrida e agora volta com força total, com apoio do governo do Estado para que a gente possa divulgar as potencialidades turísticas de Mato Grosso de vários municípios e possa, sim, evoluir cada vez mais, o setor do Turismo, que é uma indústria limpa, que gera emprego, que não polui, que melhora e preserva o meio ambiente”, comenta, animado, César Miranda.

O governador Mauro Mendes acredita também que Mato Grosso esteja no caminho para se tornar referência em Turismo no Brasil. “Temos que reconhecer que temos um longo caminho a percorrer para transformar essa potencialidade turística numa realidade que possa ter maior representatividade. Eu não tenho dúvida nenhuma que se o governo conseguir, e vamos trabalhar muito para que isso aconteça, entregar boa parte dos projetos que já estão iniciados, já foram preparados, alguns licitados, alguns em andamento, nos próximos anos, nós vamos acelerar muito essa trajetória de transformar o turismo de Mato Grosso numa cadeia importante, tanto na geração de emprego, quanto na atividades econômica”.

O recém-chegado secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, também está empolgado com o potencial que o setor pode oferecer ao Estado. “O governador de Mato Grosso tem muitas obras de infraestrutura direcionadas para o Turismo e a gente quer, de fato, fazer esse cronograma de obras acontecer. A gente sabe que o Turismo tem que ser embalado como um produto e trazer mais recursos, tanto do mato-grossense (que pode conhecer mais atrativos turísticos), como também esse recurso vir de fora”.

A FIT Pantanal

O evento tem como objetivo de promover o movimento e a valorização econômica da cadeia produtiva do turismo no Estado; aumentar o fluxo de turistas internos, dar visibilidade ao turismo de Mato Grosso sob a perspectiva nacional e internacional; divulgar o potencial do estado pelas belezas naturais e manifestações culturais; além de promover a comercialização de produtos e serviços turísticos.

O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou que a FIT Pantanal é uma importante vitrine para mostrar Mato Grosso, que é um estado muito além do agronegócio. “Nós temos belezas como Pantanal, que é bem explorado, mas temos o Araguaia, temos três biomas e a Feira Internacional do Turismo vem para isso. Estamos fazendo uma das maiores FIT dos últimos anos. A economia do Estado ganha muito com turista, vindo de outros municípios, estados e fora do Brasil, movimenta a indústria hoteleira, bares e restaurantes e o dinheiro gira também no Estado todo. O legado é imensurável”.

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet