Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:41:50
informe o texto

Notícias / Turismo

19/04/2023 às 15:03

Feira em Campo Novo do Parecis preparou agentes de turismo para impulsionar o setor

Objetivo é potencializar visitas com focos em passeios na natureza e em aldeias indígenas, além de divulgar esportes radicais disponíveis

Entretê

Feira em Campo Novo do Parecis preparou agentes de turismo para impulsionar o setor

Foto: Divulgação

Com oito aldeias indígenas abertas à visitação, rios, cachoeiras e esportes radicais, Campo Novo do Parecis (400 km de Cuiabá) tem se consolidado como um dos mais importantes destinos turísticos do estado.

Visando potencializar o setor, a Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecispromoveu a 1ª edição da EtnoExpo – Etno e Ecoturismo, entre os dias 12 e 14 de abril, para capacitar gestores e agentes do turismo.

O objetivo da ação foi preparar esses agentes para proporcionarem a melhor experiência ao turista. A feira apresentou formas de abordagem, encantamento e segurança dos visitantes, com vistas a respeitar o meio ambiente e os territórios indígenas da região.

Com tanta diversidade a ser mostrada a quem chega à cidade, o evento também abordou formas de contar as histórias da região, vender experiências e fazer com que a viagem se torne inesquecível.

O respeito à natureza, maior riqueza da região, também foi ponto crucial da 1ª EtnoExpo.“Campo Novo do Parecis é a única - ou uma das poucas - com áreas indígenas, que também produz alimentos. Então, acredito que aqui seja o grande palco para ilustrar o que a gente realmente acredita: o equilíbrio, a harmonia e o respeito entre os povos, entre as culturas, e que juntos possamos crescer cada vez mais, criando esse desenvolvimento tanto cultural quanto econômico”, avaliou o
prefeito da cidade, Rafael Machado.

Campo Novo do Parecis conta com 33% de seu território ocupado por aldeias indígenas, das quais oito fazem parte da rota turística:
Chapada Azul,Ponte de Pedra,Quatro Cachoeiras,Rio Sacre,Salto Belo,Salto da Mulher,Salto Utiariti eWazare.

Além das aldeias indígenas, os turistas ainda podem se aventurar em esportes radicais, como o rapel no Salto Utiariti, a canoagem e o rafting, no Salto Belo.

O secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Felipe Wellaton, se encantou com as belezas naturais da cidade. “É impossível viver em Mato Grosso e não conhecer Campo Novo do Parecis. Conhecer o Salto Belo, o Salto Utiariti, passar por trás das cachoeiras... é realmente emocionante”, descreveu.

A feira

A EtnoExpo – Etno e Ecoturismo foi realizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae-MT, que levou aos participantes a qualificação e treinamento, apresentando estratégias do mercado turístico e identificando as potencialidades e entraves do setor.

A feira também contou com a Rodada de Negócios, cujo objetivo foi proporcionar maior conhecimento do local aos participantes, troca de experiência e abertura de canais de expansão do mercado turístico.

Os participantes ainda visitaram as aldeias Chapada Azul, Rio Sacre, Salto Belo, Salto da Mulher, Salto Utiariti, para se aprofundarem no potencial turístico dos pontose, para finalizar, assistiram à apresentação de ritual da aldeia Wazare.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet