Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
10:31:59
informe o texto

Notícias / Turismo

23/04/2023 às 14:05

Para fomentar turismo rural, agricultores vão divulgar produtos na FIT Pantanal

A feira, que comemora 30 anos, será promovida entre os dias 4 e 7 de maio

Da Redação - Gabriella Arantes / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Para fomentar turismo rural, agricultores vão divulgar produtos na FIT Pantanal

Foto: Divulgação

Quem não adora aquele queijo fresquinho, ou um doce caseiro feito na hora, e até mesmo uma boa comida caseira preparada com com ingredientes produzidos na região? Todos esses produtos e muito mais estarão expostos na “FIT Pantanal 2023”. Uma forma de fomentar o turismo rural de Mato Grosso.

“Nós teremos um espaço ao lado da feira onde teremos a oportunidade de trazer as experiências que já temos no nosso estado de produtos formatados do turismo em propriedades rurais de agricultores familiares que já recebem turistas”, afirmou a secretária Estadual de Agricultura Familiar (Seaf), Teté Bezerra, na quarta-feira (19).

Conforme a secretária, a participação da agricultura familiar na feira é uma oportunidade da sociedade conhecer melhor o turismo rural e os produtos que são feitos pelos agricultores.

“Desde mandioca manufaturada, mandioca congelada, farinha de mandioca, os derivados da farinha de mandioca, embutidos que também têm muita aceitação. Na área de laticínios nós temos os queijos, bebida láctea, vários produtos da agricultura familiar vão ser comercializados. Além do artesanato e de produtos que são colocados à disposição de vendas”, disse a gestora.

Além disso, a secretária frisou que a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) vem auxiliando os agricultores familiares a fazer turismo em sua propriedade. “O proprietário visualiza que ele tem oportunidade para oferecer em sua propriedade para visitação turística, aí ele recebe o apoio do município, da Secretaria Estadual de Turismo e da Empaer. Nós temos na Empaer um técnico que ajuda a formatar aquele produto e aquela propriedade se preparar para receber e o turista”, finalizou.


FIT Pantanal 2023

A feira, que comemora 30 anos, será promovida entre os dias 4 e 7 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, com entrada gratuita. A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas prestigiem o evento.

Realizada pelo governo de Mato Grosso e Sistema Fecomércio-MT, a FIT tem como tema ‘Tudo Isso é Seu’, e conta com apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), das entidades parceirias Sebrae-MT, Empaer-MT e Seaf-MT, e mais 14 instituições apoiadoras.

A FIT, que contará com palestras, rodadas de negócios, oficinas, apresentações culturais e gastronômicas, tem a finalidade de promover, divulgar e fomentar os produtos turísticos do estado em âmbito nacional e internacional.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • maryelli 24/04/2023 às 00:00

    olá. gostaria de participar como expositora. como faço? com quem posso falar?

 
Sitevip Internet