Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:10:45
informe o texto

Notícias / Turismo

12/05/2023 às 17:04

Turismo rural leva o turista da cidade para conhecer os saberes e sabores do campo

O Entretê conversou com Geraldo Lúcio, especialista no tema, que participou da FIT Pantanal neste ano

Paulo Henrique Fanaia

Turismo rural leva o turista da cidade para conhecer os saberes e sabores do campo

Foto: Diego Frederici

Levar o turista da cidade para o campo e apresentar os saberes e sabores da vida simples da fazenda. Essa é a proposta do turismo rural, uma das modalidades que mais crescem em Mato Grosso e que foi apresentada em um dos estandes da 30ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal).

O Entretê conversou com o especialista em turismo rural e agente técnico da Empaer Geraldo Donziete Lúcio para conhecer um pouco mais dessa modalidade de negócio.


De acordo com Geraldo, Mato Grosso tem um potencial muito grande nesse ramo, razão pela qual o turismo rural foi abordado durante a 30ª FIT em Cuiabá, realizada entre os dias 4 e 7 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Nessa área, o agricultor familiar abre as portas da fazenda, chácara ou sítio e apresenta ao turista toda a vivência no campo, ensinando a lida na roça, as plantações e até mesmo a culinária local.

“O agricultor familiar abre a porteira da propriedade para que o turista possa entrar, conhecer os seus saberes e todo o conhecimento que esse agricultor tem. Quando trazemos o turismo rural para a FIT, trazemos uma vitrine. Na propriedade rural, o turista vai interagir e o agricultor, sabendo utilizar da criatividade, pode prender o turista na propriedade, que pode deixar recursos ali”, diz Geraldo Lúcio.

A modalidade não se resume apenas às grandes propriedades rurais, local onde há o turismo tecnológico, onde o turista conhece todo o dia a dia de uma grande fazenda. Segundo Geraldo, isso também pode acontecer nas pequenas propriedades, afinal, “o agro também está na agricultura familiar”.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet