Cuiabá, sábado, 27/04/2024
21:53:54
informe o texto

Notícias / Infantil

17/08/2023 às 14:45

APRENDIZADO

Folclore Brasileiro: 7 ideias criativas para ensinar as crianças

As dicas tem o objetivo de ensinar as crianças a conhecerem essa cultura popular brasileira

Entretê

Folclore Brasileiro: 7 ideias criativas para ensinar as crianças

Foto: Mind Lab

O folclore é um verdadeiro tesouro cultural, repleto de lendas, mitos, danças, músicas e tradições que são a essência de nossa identidade nacional. Ao trazê-lo para o ambiente escolar, os educadores têm a oportunidade de instigar a curiosidade dos alunos para a rica cultura brasileira de maneira educativa e divertida. Para isso, a Coordenadora Pedagógica da Mind Lab, Miriam Sales elenca7 ideias criativas de aplicar o folclore brasileiro na sala de aula.

1. Conhecendo as histórias

Comece contando as histórias populares como o Saci-Pererê, o Curupira ou a Iara. Em seguida, crie um ambiente divertido na sala de aula chamando a atenção dos alunos e conduza a narrativa de maneira cativante, podendo utilizar recursos visuais, músicas e até dramatizações, como por exemplo marionetes!

2. Imersão nos contos

Faça uma divisão em turmas e atribua a cada grupo uma lenda ou personagem do folclore brasileiro. Incentivem os alunos a pesquisar a fundo sobre a história, características e representações dessas figuras. Cada grupo pode então criar uma apresentação criativa para compartilhar com os colegas. Você pode sempre sugerir ideias!

3. Hora de dançar

Motive as crianças a ouvirem músicas e danças folclóricas brasileiras, como o frevo, o maracatu, a ciranda e o samba de roda. Os alunos podem aprender a coreografia ou criar suas próprias danças inspiradas no folclore. Isso também pode ser uma oportunidade para discutir a importância da música e da dança na cultura brasileira.

4. Artesanato Inspirado no Folclore

Promova atividades de arte relacionadas ao folclore. Por exemplo, os alunos podem criar máscaras ou bonecos de personagens folclóricos, confeccionar objetos inspirados em elementos culturais de diferentes regiões do Brasil ou fazer pinturas que representam cenas de lendas.

5. Jogos e Brincadeiras Tradicionais

Apresentem aos alunos jogos e brincadeiras populares do folclore brasileiro, como ciranda, peteca, amarelinha e queimada. Organizem momentos recreativos nos quais os estudantes possam experimentar essas atividades tradicionais e vivenciar a cultura popular brasileira de maneira divertida.

6. Visitas Culturais

Se possível, organize visitas a centros culturais, museus ou eventos folclóricos locais. Além disso, você pode convidar artistas, músicos ou dançarinos para dar oficinas na escola, proporcionando uma experiência prática e interativa aos alunos.

7. Compartilhando memórias

Incentive os alunos a contarem suas próprias histórias folclóricas baseadas nas tradições de suas famílias ou regiões. Eles podem compartilhar essas histórias com os colegas, promovendo a troca de conhecimentos e enriquecendo a compreensão sobre a diversidade cultural do Brasil.


DaMind Lab
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet