Cuiabá, domingo, 28/04/2024
23:51:16
informe o texto

Notícias / Cinema

15/09/2023 às 18:01

22ª EDIÇÃO

Mostra de Audiovisual Universitário irá premiar curtas-metragens

As produções vencedores recebem como troféu uma obra de arte da ceramista Ludmila Brandão

Entretê

Mostra de Audiovisual Universitário irá premiar curtas-metragens

Foto: Divulgação

Recheada de novidades, a 22ª edição da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) irá premiar curtas-metragens em 11 categorias na Mostra Competitiva, que ocorre de 27 de setembro a 01 de outubro no Teatro da UFMT. Isso significa que os escolhidos pelos júris técnico e popular, entre os 45 selecionados, irão receber prêmios que variam entre serviços, capacitações e valor em dinheiro, além do Troféu Maual — desta vez, obra exclusiva da artista Ludmila Brandão.

"Pela primeira vez, a MAUAL vai entregar a todos os ganhadores um conjunto de benefícios que contribuem para o desenvolvimento e a profissionalização do nosso audiovisual. Um feito que só é possível graças ao apoio de vários parceiros, escolas de cinema, cineastas, produtoras locais e de outros estados, que acreditam na importância de investir em produções e realizadores independentes e universitárias para o futuro de uma cena potente, cada vez mais criativa, com histórias e olhares diversos. E esse ano, o troféu também será especial: esculturas feitas por uma ceramista talentosíssima, a artista e professora Ludmila Brandão", afirma Letícia Capanema, supervisora do Cineclube Coxiponés e coordenadora da 22ª MAUAL.

Estão entre os prêmios e parceiros da iniciativa, serviços de pós-produção e diárias em aluguel de equipamentos pelas produtoras Paralelo 15, Mistika, Infinity e Môlera filmes, bolsas de estudo e consultorias pela Academia Internacional de Cinema (AIC), Associação Brasileira de Cinematografia (ABCine), pelo Centro Cultural b_arco e pelo cineasta Joel Pizzini.

As produções serão premiadas em 11 categorias: melhores curtas brasileiros de Ficção, Experimental e Documentário nas modalidades Universitário e Independente; Melhor Curta "Hermano", originário de outros países latino-americanos; Melhor Curta Curtíssimo, obra de até cinco minutos de duração; e Melhor Curta Mato-grossense. Estes serão escolhidos pelo júri oficial. Já o júri popular premiará os melhores curtas Independente e Universitário, entre todos os selecionados.
A Mostra Competitiva integra uma programação extensa e totalmente gratuita de oficinas, painéis, debates, shows e exibições presenciais e virtuais. Neste ano, a 22ª MAUAL também terá a Mostra Paralela, sem caráter competitivo, que exibe mais 35 produções pelo canal do Cineclube Coxiponés no Youtube. Ao todo, foram selecionados 80 curtas-metragens universitários e independentes de documentário, ficção e experimentais. Veja a lista completa: https://www.mostrauniversitariaufmt.com/selecionados22maual.

A Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) é realizada pelo Cineclube Coxiponés, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV/UFMT).

Troféu Maual

O troféu MAUAL deste ano é produto de um processo de pesquisa da ceramista Ludmila Brandão, que iniciou com a inspiração de uma viagem à Colômbia em 2019, e resultou em sua série de esculturas denominada ‘Colombianas’. “Nos dias que passamos em Bogotá, hospedadas no incrível bairro La Candelaria, conhecemos o Museo Del Oro Del Banco de la República. Um espanto atrás de outro. Peças maravilhosas de ourivesaria que escaparam à rapina dos colonizadores e uma diversidade ainda maior de cerâmicas de todos os tamanhos, de formas inimagináveis”, relata a artista, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT).

Em seu processo criativo, a obra dialoga com a temática escolhida para a 22ª MAUAL: "Miradas e Memórias Latino-Americanas", título que celebra e provoca acerca de origens, da diversidade cultural e dos múltiplos olhares que tecem uma memória coletiva e projetam futuros. "Ao ser convidada a conceber e produzir um troféu para a Maual, me animou a abrangência latino-americana da premiação, que tão bem conciliava com essa minha pesquisa. Depois de alguns esboços, reconheci em uma das “colombianas” o espírito do troféu Maual. Restou-me apenas acrescentar-lhe uma espécie de cocar-resplendor que bem consagra um objeto de premiação", complementa Ludmila Brandão.

Prêmio Maual Lab

As premiações da Mostra Competitiva não são o único meio de incentivo da produção audiovisual na Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL), evento que marca um importante espaço de formação para o audiovisual mato-grossense. Sua mais nova frente de atuação, a Maual Lab, iniciativa em parceria com o Sebrae-MT, também selecionou oito projetos audiovisuais do estado para receberem consultorias com profissionais renomados no Brasil.

Os selecionados ainda concorrem ao Prêmio Maual Lab, um pacote de serviços para realização da obra audiovisual nas etapas de produção e pós-produção. O ganhador será escolhido em uma sessão de Pitching aberta ao público no dia 30 de setembro, no período vespertino, também no Teatro da UFMT. Confira os projetos contemplados e conheça os consultores em https://www.mostrauniversitariaufmt.com/mauallab.

E como já é tradição, a 22ª MAUAL também terá oficinas gratuitas nos laboratórios do Departamento de Comunicação da UFMT. Neste ano, elas integram uma programação expandida até dezembro. Informações sobre datas, horários e inscrições estão disponíveis em https://www.mostrauniversitariaufmt.com/oficinas22maual.

Serviço
22ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL)
Quando: 27 de setembro a 01 de outubro de 2023
Onde: Teatro Universitário da UFMT
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: https://www.mostrauniversitariaufmt.com


Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet