Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:21:30
informe o texto

Notícias / Cinema

22/09/2023 às 13:05

PRIMEIRA VEZ ATUANDO

Indígena do Xingu é protagonista de filme gravado na Baixada Cuiabana

Um bar e uma fazenda localizados na região do Cinturão Verde, em Cuiabá, além do Rio Paciência, na estrada de Chapada dos Guimarães, foram usados como cenário

Gabriella Arantes

Indígena do Xingu é protagonista de filme gravado na Baixada Cuiabana

Foto: Equipe do filme Yanumakalû

Em sua primeira experiência na frente das câmeras, a indígena Hai Mehinako, de 19 anos, interpreta a protagonista do filme “Yanumakalû”, um curta-metragem gravado na Baixada Cuiabana, que aborda o trabalho análogo à escravidão.

Hai contou ao Entretê que já imaginava que o papel seria difícil, mas que pretende continuar com a carreira de atriz. “Me mandaram uma mensagem perguntando se eu queria e na hora eu aceitei. Sempre quis participar de um filme. Está sendo difícil e incrível também. Eu pretendo continuar”.

A indígena é da Aldeia Utawana da etnia Mehinako, localizada no Parque do Xingu, no município de Gaúcha do Norte (a 595 km de Cuiabá). A preparadora de elenco do filme, Oz Ferreira, tem um contato próximo com povos da região e viu na jovem a potencialidade para desenvolver o papel.

Conforme o escritor da obra, Cássyo Ander, a trama conta a história de uma indígena que foge da fazenda onde é mantida em condições análogas à escravidão até que encontra a ajuda improvável de duas mulheres para enfrentar a organização criminosa.

“Durante a pandemia, eu vi que essas situações de trabalho escravo estavam aumentando e tive a ideia de fazer um roteiro que abordasse essa questão do trabalho análogo à escravidão para trazer essa discussão. Eu comecei a escrever a narrativa de uma mulher, porque a gente recebe muitos imigrantes que vem parar em Mato Grosso, mas no decorrer desse processo a gente acabou percebendo que seria muito interessante a figura de uma pessoa indígena para esse protagonismo. Porque Mato Grosso é o estado brasileiro que tem o maior número de etnias indígenas. Então isso também seria uma forma de trazer representações do estado”, explicou o cineasta ao Entretê.

Um bar e uma fazenda localizados na região do Cinturão Verde, em Cuiabá, além do Rio Paciência, na estrada de Chapada dos Guimarães, foram usados como cenário do filme. Toda a equipe que compõe o curta é de Mato Grosso.

Cássyo conta que esse é o segundo curta que ele escreve. O primeiro se chama “As Memórias Que Eu Não Queria Ter” e foi lançado em 2020. "Foi gravado em 2019 no município de Rondonópolis e era um filme que falava sobre processos de luto. Era um drama, era uma outra pegada”.

As gravações de “Yanumakalû” terminam nesta sexta-feira (22) e o filme tem previsão de ser lançado no primeiro semestre de 2024. O projeto foi contemplado no edital Audiovisual 010/2021 da Secretaria Estadual Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), pelo número de processo 2021/03033 e termo de termo de compromisso especial n° 32.

Elenco

Hai Mehinako - Yanumakalù
Oz Ferreira - Bia
Cassyo Ander - Marco
Geo Rodrigues - Mônica
Benone Lopes - Zé
Everton Britto - Capanga
Junior Antunes - Dilso
Edilaine Duarte - Gauchinha
Sandro Lucose - Tião

Ficha técnica

Produção Geral: Sara Nawy
Produção Executiva: Daniele Borges
Diretora de produção: Iara Rezende
Assistente de produção: Kayra Ribas
Preparadora de elenco: Oz Ferreira
Platô: Paulo Alípio
Assistente de platô: Natalia Jung
Roteiristas: Cassyo Ander e Perseu Azul
Direção: Perseu Azul
1° Assistente de direção: Pither Lopes
2 ° Assistente de direção: Emília Top'Tiro
Continuista: Karol Nascimento
Figurinista e Maquiador: Ally
Assistente de figurino e maquiagem: Malawi Brown
Diretor de arte: Manoel Vieira
1° Assistente de arte: Ryan Carmo
2° Assistente de arte: Camila Zenzeli Pinho
Diretor de fotografia: Kelven Queiroz
1° Assistente de câmera: João Regis
2° Assistente de câmera: Sophia Cardoso
Logger: Pedro Coelho
Video Assist.: Alan Caetano
Maquinista: Bacana
Assistente de maquinaria: Bacaninha
Eletricista: Cezarino Fumaça
Assistente de elétrica: Ricardo Cardoso
Técnico de som: Augusto Krebs
Assistente de som e microfonista: Luciana Marshall
Motoristas: Marcelo Augusto, Buchecha e Joilson Dias.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet