Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:00:40
informe o texto

Notícias / Turismo

26/09/2023 às 17:50

PANTANAL DE MT

Vídeo | Imagens de onça caçando e abatendo jacaré farão parte de documentário gravado por cineasta francês

A obra tem previsão para ser concluída no final de 2024

Gabriella Arantes

<Font color=Orange> Vídeo </font color> | Imagens de onça caçando e abatendo jacaré farão parte de documentário gravado por cineasta francês

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

As imagens que mostram a onça Marcela nadando e caçando um jacaré, que posteriormente serviu de alimento para ela e a família, farão parte do documentário “Duas Irmãs – A Marcha das Onças-pintadas”, gravado no Distrito de Porto Jofre, em Poconé (252 km de Cuiabá).

A equipe do Entretê participou da expedição nessa segunda-feira (25) para observar os animais junto com os produtores do filme e integrantes do Governo de Mato Grosso, que investiu R$ 3,5 milhões no projeto, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

“A gente tem cena dela mamando, dela brincando com a irmã dela, com o irmãozinho, crescendo e agora ela é uma onça adulta já caçando jacaré. Então, certamente, essa cena vai entrar e se Deus quiser. A cena final do filme será ela acasalando para dar continuidade a novas gerações de onças aqui na região”, disse o documentarista, Lawrence Wahba.


Além de Lawrence, o filme também é produzido e filmado por Mike Bueno e, ainda conta com a contribuição do cineasta francês Emmanuel Priol, responsável pelo roteiro e supervisão editorial do material. Ele é vencedor de um Oscar de Melhor Documentário, em 2006, com a “Marcha dos Pinguins” e busca mais uma estatueta com essa produção que conta a história das onças Jaju e Âmbar.

“Estou muito confiante e feliz por juntar a expertise francesa com os amigos brasileiros para fazer o filme mais completo já feito sobre as onças no Pantanal de Mato Grosso. [...] É muito importante ter uma união entre os latinos e americanos no bom sentido, nós temos uma outra cultura e outra forma de contar histórias. A gente conta as histórias de forma diferente, se é melhor ou pior, cabe a vocês julgarem”, contou o cineasta.

Pela 39ª vez visitando o Pantanal mato-grossense, o documentarista brasileiro avalia que o local permanece preservado, motivo da existência das onças-pintadas na região.

"A onça, para os povos nativos da América Latina, é considerada um animal sagrado. Mas para nós que gostamos de meio ambiente e ecologia ela também é um animal sagrado. Não pelo ponto de vista exotérico e metafísico, mas pelo ponto de vista científico. A onça-pintada como predador de ponta, para ela ocorrer em algum lugar, ela precisa que todos os elos alimentares estejam saudáveis. [...] A onça é o que nós chamamos de espécie bandeira, ela é um indicador de qualidade ambiental. Só tem onça onde a natureza é equilibrada”.

Realizada pelas produtoras Duo2 e Bonne Pioche, a obra tem previsão para ser concluída no final de 2024. Conforme os produtores, antes de ir para as plataformas de streaming, o documentário será exibido em Cuiabá. Ainda não há um local e data definidos.

Durante a expedição, a equipe do Entretê ainda avistou duas onças-pintadas, mãe e filha passeando juntas pela prainha do rio.


Ideia do filme nasceu em 2020

Um dos produtores do documentário, Mike Bueno, contou que a ideia de fazer o filme surgiu quando eles perceberam a oportunidade de não só documentar onças, mas uma família de onças. As filmagens já estão em andamento há três anos e foram cerca de 20 viagens até a Porto Jofre, neste período. Com poucos turistas devido à pandemia, eles conseguiram muitas imagens das irmãs onças.

“Documentamos essas famílias com muita tranquilidade, muitas vezes ficando cinco horas, mostrando essas famílias brincando, cenas de carinho, cenas delas caçando, brigando com a sucuri. A ideia de chamar o Emannuel Priol veio por ser ele um expert e como na Marcha dos Pinguins, criar um filme de emoção como se fosse uma fábula, um filme que conta a história de uma família e toda a dificuldade que essa família tem para poder sobreviver para criar os filhos, ter cenas de amor, de carinho, os desafios para as onças”, relatou

Nesta segunda fase, são previstas cerca de 12 expedições ao Pantanal, com períodos mais longos de até 15 dias, com uma equipe bem maior de brasileiros e franceses, e com um sistema de estabilização das câmeras muito sofisticado garantindo mais qualidade das imagens. A Canon é uma das patrocinadoras do documentário e investiu cerca de R$ 400 mil em apenas uma das lentes utilizadas nas filmagens.

Sobre o documentário

O documentário vai abordar a rotina das onças-pintadas de 8 anos Jaju e Âmbar, no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal de Mato Grosso, local de maior concentração de onças do mundo. Mais de 300 onças foram identificadas em Mato Grosso ao longo de 15 anos. O filme vai retratar a preservação ambiental e as belezas do Pantanal do nosso estado.

Durante três anos de gravação, os documentaristas registraram vários momentos da vida das duas onças.

A produção explora o amor e união entre a família de onças, destacando a luta pela sobrevivência em um ambiente desafiador, onde elas enfrentam emocionantes confrontos com sucuris e jacarés.

O documentário deve levar mais dois anos de filmagens em mais cinco expedições previstas.

Com informações Secom-MT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet